27/08/2024 - 11:10
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 27, o edital do segundo leilão de transmissão deste ano, com projetos que deverão exigir ao todo R$ 3,35 bilhões em investimentos.
Marcado para 27 de setembro, o certame oferecerá três lotes, prevendo a construção de 784 quilômetros de linhas e novas subestações com 1.000 megavolt-ampères (MVA) em capacidade de transformação.
+Aneel fala em autonomia e diz que está submetida a controle pelo Congresso, com auxílio do TCU
As instalações estarão distribuídas em seis Estados (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo) e deverão gerar cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, estimou a Aneel.
Um dos lotes envolve instalações já existentes, mantidas hoje pela ISA Cteep, cujo contrato de concessão vence nos próximos meses. Esses ativos, que somam 163 km de linhas e subestações de 300 MVA, serão novamente licitados.
A Aneel decidiu retirar da licitação um dos lotes que estava inicialmente previsto para ser leiloado. O projeto, que será construído no Rio Grande do Sul, passará por uma reavaliação de traçado após os eventos climáticos extremos que atingiram o Estado em maio.