O Banco Safra disponibilizou na manhã desta terça-feira, 27, um novo fundo de investimentos em participações (FIP) de infraestrutura focado em usinas geradoras de energia solar. De acordo com a Safra Asset, segmento de investimentos da instituição, mais de 3.500 clientes participaram da oferta.

Batizado de FIP Copérnico e negociado na bolsa de valores brasileira sob o ticket COPN11, o fundo possui usinas de energia elétrica que geram aproximadamente 31 MWp (megawatt peak, unidade de medida usada em energia solar). O dado também é do banco, segundo o qual a quantia gerada garante uma economia de emissão de 15 toneladas de CO2.

+Reformulada, Gradiente ingressa no mercado de energia solar com foco no consumidor final

“É importante destacar o papel desse tipo de fundo na sociedade, como a relevância do investimento no setor de energias renováveis, num momento crítico em relação às mudanças climáticas e transição para economia de baixo carbono”, informa o banco em nota.

Entre as vantanges anunciadas pelo banco para o fundo estão a isenção de imposto de renda no rendimento e no ganho de capital; distribuição de dividendos a partir de 2025; e uma expectativa de retorno de IPCA mais taxa entre 9,5% e 10,5%.

A oferta do COPN11 atingiu o montante máximo e final de R$ 250 milhões. A demanda ficou 40% acima da oferta.