Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes (MT) realizam, nesta quinta-feira, 29, o leilão da BR-318/MG, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, em Minas Gerais.

O leilão será para a concessão, por 30 anos, do sistema rodoviário formado pela BR-381/MG, com início em Belo Horizonte (MG), passando pelo entroncamento com a BR-262/MG (p/ Sabará) e finalizando no entroncamento com a BR-116/MG, em Governador Valadares/MG, totalizando 303,4 km de extensão.

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A abertura das propostas será na bolsa brasileira, a B3, em São Paulo, a partir das 14h. Segundo o ministério, o leilão terá a presença do ministro dos Transportes Renan Filho, do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, considerou positiva a expectativa de ter dois participantes no leilão da BR-381 (MG). Segundo o Estadão Conteúdo, estarão no páreo duas gestoras de investimento: Opportunity e 4UM, que tem a Aterpa na lista de investidas.

Esta é a quarta tentativa de leiloar o trecho, conhecido como “Rodovia da Morte” por causa do grande número de acidentes. Para o ministro, o leilão será, enfim, bem-sucedido por causa dos aprimoramentos do projeto promovidos desde a última tentativa frustrada, em novembro do ano passado.

Investimentos e melhorias previstas

O edital prevê a concessão de serviço público, a execução de obra pública, a exploração da infraestrutura e da prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação de capacidade do sistema rodoviário da BR-381/MG.

Entre as melhorias previstas estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

Segundo o ministério, a rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos (Capex e Opex). O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.

A concessão prevê um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.

Com a concessão da rodovia, serão mais de R$ 9 bilhões em investimentos. Entre as melhorias previstas estão 106 quilômetros de duplicação, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.