A empresa dinamarquesa de logística Maersk passou a operar nas Américas com seu quinto navio movido a metanol, combustível produzido a partir de fontes de energia renovável. A ação busca impulsionar a companhia em direção a meta de zerar suas emissões de carbono até 2040.

“Nossa nova série de embarcações com motor bicombustível e capacidade para metanol é um começo, mas precisamos de ação imediata e coordenada em todos os setores para implementar uma regulamentação urgente que torne os combustíveis verdes viáveis e acessíveis”, afirma em nota o CEO da empresa, Vicent Clerc.

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Segundo dados da Maersk, o transporte marítimo emite por ano aproximadamente 3% dos gases de efeito estufa depositados na atmosfera. A frota global tem cerca de 100 mil navios, que consomem 300 milhões de toneladas de combustível anualmente, gerando 1,076 milhão de toneladas de emissões de CO₂.

O metanol, apesar de liberar consideravelmente menos CO2 em sua combustão, ainda é muito mais caro do que os combustíveis fósseis. Segundo a Maersk, seu preço é de duas a três vezes maior.