12/09/2024 - 11:36
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira, 12, que o País tem condição de passar por um processo de reindustrialização focado na produção verde, o que inclui a busca por alternativas ao petróleo. Para isso, ele citou a agenda de transformação ecológica cujo debate “está começando a render” no Congresso.
“O petróleo vai deixar de ser consumido quando tiver alternativas”, disse Haddad, em participação no programa Bom dia, ministro, da EBC.
O ministro também destacou que, em um ano e meio, já foi registrado no Brasil uma redução de desmatamento “muito grande”, mas reconheceu os problemas gerados pelos incêndios que se intensificaram nas últimas semanas.
Segundo ele, a Casa Civil e o Ministério do Meio Ambiente estão atuando para mitigar os efeitos da queimadas, sobretudo em relação ao que é causado pela ação humana “criminosa”. “O índice é muito desfavorável pela ação criminosa de agentes. Penso que tem problema de gestão da mudança climática em si, mas também de natureza fiscalizatória para coibir ação de agentes com comportamento completamente criminoso”, afirmou.