As ações da fabricante de potes plásticos herméticos Tupperware fecharam a segunda-feira, 16, em queda de 57,51% após uma notícia publicada pela Bloomberg News informar que a empresa irá pedir falência ainda esta semana. A matéria afirma ter como fontes pessoas ligadas aos planos da empresa.

As ações da empresa já acumulam queda de 96,75% desde 8 de janeiro de 2021, quando chegaram ao valor de US$ 37,29 em meio a uma alta de vendas durante a pandemia da covid-19. No fechamento desta segunda, os papéis foram negociados na bolsa de valores de Nova Iorque a US$ 0,51.

Entenda a crise

Segundo a agência Reuters, a empresa possui US$ 700 milhões em dívidas que agora negocia com seus credores em meio aos planos de falência.

Na última década, as vendas da empresa despencaram. Houve um breve respiro durante a pandemia, quando a permanência maior das pessoas em casa impulsionou a compra de utensílios de cozinha. Com o fim do isolamento social, os números da empresa voltaram a despencar.

Em 2022, a empresa reportou vendas anuais de US$ 1,3 bilhão (R$ 6,7 bilhões), metade do valor comercializado 10 anos antes. O prejuízo anunciado pela empresa foi de US$ 14 milhões (R$ 73 milhões).

“A Tupperware está sendo afetada por uma série de forças que incluem uma forte diminuição na quantidade de vendedores, um retrocesso dos consumidores nos produtos para o lar e uma marca que ainda não se conecta totalmente com os consumidores mais jovens”, disse Neil Saunders, da GlobalData, à AFP.

“A empresa costumava ser uma celeiro de inovação com utensílios de cozinha para resolver problemas, mas realmente perdeu sua vantagem”, acrescentou.

Em 2023, a empresa adiou pela segunda vez seu pedido de 10K. O termo refere-se a um relatório anual exigido pelos reguladores dos EUA, no qual a empresa precisa apresentar dados mais detalhados sobre principais riscos, opinião da gestão sobre os resultados mais recentes, gestão e performance financeira. Em abril de 2024, a empresa foi notificada pois o documento ainda não havia sido entregue.

Relembre a história da empresa e da crise

A Tupperware foi fundada em 1946 pelo químico estadunidense Earl Tupper. A história contada por ele é de que, enquanto criava moldes em uma fábrica de plástico no contexto pós-Grande Depressão de 1929, teve um “sopro de inspiração”.

“Se pudesse desenhar uma tampa hermética para os recipientes de armazenamento de plástico, como os de uma lata de pintura, poderia ajudar as famílias cansadas da guerra a economizar dinheiro com os custosos desperdícios de comida”, contou o empresário segundo informações da AFP.

Os recipientes ganharam ainda um papel na independência financeira feminina através das chamadas “reuniões tupperware”, em que mulheres reuniam-se com uma representante da marca para assistir demonstrações dos produtos em meio a comidas e bebidas.

No Brasil, a empresa chegou em 1976. Em abril de 2023, a CEO da operação brasileira Paola Kiwi, hoje head da Tupperware na América Latina, afirmou que a operação brasileira era a maior do mundo e que ainda se encontra saudável. “Nós temos o melhor plano de negócios”, disse. Ela também afirmou que a produção para venda no Brasil era inteiramente feita no país.

*Com informações das agências AFP e Reuters