21/09/2024 - 12:00
Com 29 lojas na Grande São Paulo, uma em Santos e outra em Campinas, a rede paulista de supermercados St. Marche foi colocada na prateleira por seus controladores. Depois de oitos anos, o fundo americano L Catterton quer agora se desfazer do ativo e contratou a Vinci Partners para conduzir o processo de M&A. A ideia é levantar R$ 1,1 bilhão com a venda de 70% do capital que possui na varejista, conforme apuração do Valor Econômico.
Essa não é a primeira vez que o fundo americano tenta sair do negócio. Em 2021, representantes do L Catterton chegaram a se reunir com os fundadores do St. Marche, Bernardo Ouro Preto e Victor Leal — que devem seguir na sociedade com uma participação conjunta de 20% —, para adequar o estatuto social da empresa a fim de realizar um IPO na bolsa de valores do Brasil.
A expectativa era listar as ações no Novo Mercado da B3, mas não deu tempo. A maré virou, a volatilidade do mercado cresceu e a janela para listagem dos papeis acabou fechando. Contudo, a estrutura de governança da empresa foi mantida até agora, inclusive com a publicação dos balanços trimestrais.
O segundo motivo é operacional. O prazo do fundo criado pelo L Catterton para captar os recursos para investir no St. Marche está perto do fim e a gestora precisa devolver o capital aos investidores.
Ainda não foi definido como o negócio se dará. Seja uma venda secundária de toda participação do fundo ou uma tranche primária que injete recursos no caixa, todas as propostas serão ouvidas.
Seja como for, o eventual comprador provavelmente terá que injetar recursos para acelerar o processo de crescimento da rede e manter os índices de alavancagem sob controle. Há alguns anos, o St. Marche tomou medidas para ajustar sua dívida para melhorar sua estrutura de capital. Nos últimos meses, a empresa alongou sua dívida de curto prazo com os bancos para melhorar o caixa e manter os investimentos. Entre empréstimos e debêntures, as dívidas somavam pouco mais de R$ 300 milhões.
Agora, resta saber se o L Catterton vai conseguir negociar o St. Marche pelo preço exposto na gôndola ou se terá que negociar com os interessados algum tipo de desconto. Afinal, como manda a tradição, certos clientes pagam um pouco menos quando já possuem alguma relação com o supermercado.