O mês de maio definitivamente não é mais o mês das noivas, segundo levantamento da plataforma de listas de presentes de casamento Casar.com. Nos últimos cinco anos, os dados dos mais de 300 mil matrimônios realizados com apoio da empresa apontam setembro como o novo período preferido para a troca de alianças.

Na comparação com o mês de maio, setembro teve 74% casamentos a mais em 2021, 36% a mais em 2022, o dobro em 2023 e 68% a mais em 2024.

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Em 2023, setembro foi o mês com mais casamentos, seguido por novembro e depois outubro. O levantamento utiliza dados tanto da Casar.com quanto da plataforma de gestão de eventos VIP.

“A gente tem uma alta demanda em janeiro para que as pessoas criem o site [de lista de presentes] porque elas vão casar nove meses depois, que é o tempo de planejamento”, afirma a head de marketing da Casar.com, Vanessa Lopes.

Por que mais pessoas estão se casando no 2º semestre?

O destaque dos três meses do segundo semestre, segundo Lopes, advém da quantidade de feriados nacionais no período: há um em cada um dos meses (7 de setembro, 8 de outubro e 15 de novembro). Em algumas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, há ainda o dia 2 de novembro.

No trimestre, setembro é destaque, com a maior quantidade de casamentos realizados em 2021, 2022 e 2023. Em 2024 houve uma pequena mudança, com novembro ultrapassando setembro com 4% mais matrimônios realizados, provavelmente consequência do feriado de 7 de setembro cair em um sábado.

Segundo Lopes, para além dos feriados, setembro beneficia-se dos preços mais baixos das flores e do clima mais agradável.00

Dados da Casar.com afirmam que o casamento médio brasileiro abrange entre 100 e 150 convidados, e custa em geral R$ 63 mil. “Em média um casal precisa contratar entre 30 e 40 fornecedores”, diz Lopes. “Vai ter que escolher o buffer, a decoração, o docinho, a luz, o DJ, a entrada, o cortejo… São muitos detalhes.”

Quem procura preços mais baixos, a dica é optar por um casamento em janeiro ou fevereiro, meses com menor quantidade de matrimônios e, por conseguinte, maior disponibilidade de fornecedores. Nesta época, as uniões feitas com apoio da plataforma também tendem a ser menores.