27/09/2024 - 9:12
A taxa de inadimplência nas operações de crédito livre com os bancos seguiu em 4,4% de julho para agosto, informou o Banco Central nesta sexta-feira, 27. A inadimplência de pessoas físicas também ficou estável de um mês para o outro, em 5,5%, assim como a taxa das empresas (2,9%).
No crédito direcionado, com recursos da poupança e do BNDES, a inadimplência total passou de 1,4% para 1,5%. Considerando o crédito livre e o direcionado, a inadimplência seguiu estável em 3,2% no período.
O spread médio em operações de crédito livre subiu de 28,5 pontos porcentuais em julho para 28,6 pontos em agosto, informou o Banco Central. No segmento de pessoa física, o spread permaneceu em 40,6 pontos no período e, para pessoa jurídica, seguiu em 10,0 pontos.
O spread é calculado com base na diferença entre o custo de captação de recursos pelos bancos e o que é efetivamente cobrado dos clientes finais (famílias e empresas) em operações de crédito.
O spread médio do crédito direcionado passou de 4,3 pontos porcentuais em julho para 4,2 pontos em agosto. Já o spread médio no crédito total (livre e direcionado) foi de 18,6 para 18,5 pontos entre os dois meses.