A plataforma de assinatura eletrônica brasileira D4Sign foi adquirida pela multinacional italiana de tecnologia Zucchetti, em uma transação de R$180 milhões – a maior aquisição já feita pelo grupo europeu no mercado brasileiro, anunciaram as empresas nesta quinta-feira, 3.

Com a movimentação, a empresa agora vai incluir o “by Zucchetti” no nome, quer levar suas soluções para os mais de 100 mil clientes da multinacional no país e acelerar o processo de expansão internacional da marca.

A internacionalização da empresa ocorre após bons resultados no Brasil e da chegada da D4Sign no México, no começo deste ano.

Pensando em dar mais um passo em direção à expansão da D4Sign no âmbito global, os sócios Rafael Figueiredo – CEO da empresa -, Rodrigo Figueiredo, Nahim Silva e Bruno Kawakami entenderam que era a hora aceitar a proposta da empresa italiana. A companhia contou com apoio da Pipeline Capital, grupo global de fusões e aquisições, como Advisor Financeiro. Tanto o CEO quanto os diretores da D4Sign serão mantidos nos cargos.

“Expandir uma operação para o exterior exige um trabalho bastante minucioso. É preciso conhecer a fundo o mercado, estabelecer novos contatos, entender como os negócios são feitos naquele local. Entendemos que fazer parte de um grupo multinacional como a Zucchetti, que está presente em 15 países e faz negócios com outros 50, nos dará a oportunidade de acelerar ainda mais esses planos, pois teremos acesso ao know-how de um grupo já consolidado no mercado internacional”, conta Rafael Figueiredo.

A multinacional italiana está há 13 anos no Brasil e está presente em 15 países. Hoje, concentra no mercado brasileiro o maior número de clientes e parceiros depois da Itália, fornecendo tecnologia para  segmentos como varejo, indústria e recursos humanos. Além disso, possui uma estratégia mundial de expansão centrada em fusões e aquisições e, só no Brasil, conta com outras 7 aquisições em seu portfólio. De acordo com o CEO do grupo no país, Alessio Mainardi, essa estratégia não se baseia apenas  nas expectativas futuras de crescimento, mas também avalia o histórico das empresas e seus principais indicadores de evolução.

Com 35 mil empresas atendidas, a D4Sign chegou a registrar um crescimento de 400% em seu volume de negócios entre 2019 e 2020, impulsionado pela aceleração da adoção de soluções digitais durante a pandemia de COVID-19. Em entrevista ao site IstoÉ Dinheiro no mês de junho, Rafael apontou que o salto da empresa após o crescimento seria na aposta em Big Data focados em pequenas e médias empresas.

“Essa aquisição é um passo importante para a Zucchetti no Brasil. Aqui, nós temos uma carteira de clientes expressiva e mais de 3 mil parceiros, que revendem as soluções e estão famintos por inovações para o dia a dia. A D4Sign é uma empresa com uma tecnologia robusta e uma equipe altamente qualificada e, juntas, as duas empresas terão condições de oferecer soluções ainda mais completas para os clientes no país e no exterior”, declarou o CEO da Zucchetti no Brasil, Alessio Mainardi.

Com os objetivos em sinergia, o negócio foi fechado – com a assinatura do contrato feita na plataforma da D4Sign. Pelos próximos dois anos, durante o período de earnout, a operação da empresa de assinaturas se mantém independente.