A produção industrial brasileira registrou alta de 0,1% em agosto na comparação com o mês anterior, após ter registrado queda de 1,4% em julho, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 2.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 2,2%.

As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de alta de 0,1% na variação mensal e de 2,3% na base anual.

No ano, acumula alta de 3%. No acumulado em 12 meses, o avanço de 2,4% manteve taxa positiva e intensificou o ritmo de expansão frente aos resultados de julho (2,2%), de junho (1,5%) e de maio de 2024 (1,2%).

“A despeito de ser um resultado muito próximo da estabilidade, o índice de 0,1% desse mês fez com que o setor industrial voltasse ao campo positivo após registrar queda de 1,4% no mês anterior. Quando analisamos os últimos três meses, o saldo da produção industrial é positivo, já que o total da indústria cresceu 4,4% em junho. Esse movimento também fica evidenciado quando observamos o índice de média móvel trimestral, que permanece com uma trajetória ascendente desde meados de 2023”, afirmou André Macedo, gerente da PIM Brasil.

Apesar da taxa positiva em agosto, houve uma predominância de resultados negativos nesse mês, com 18 dos de 25 ramos industriais mostrando recuo na produção.