O Governo Federal divulgou dados consolidados até domingo, 29 de setembro, segundo os quais 13,4 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A emissão já está disponível em todos os estados da federação e no Distrito Federal.

A última contabilização mostra que são 7,1 milhões de documentos emitidos por pessoas do sexo feminino (53%) e 6,3 milhões do sexo masculino (47%). A faixa etária com maior incidência de emissões é a entre 15 e 19 anos, que responde por 1,5 milhão de documentos, ou 11,5% do total.

O estado com maior número de novos documentos é Minas Gerais, com 1,59 milhão. Na sequência aparece o Rio Grande do Sul, que passou por um mutirão de novos documentos após as enchentes e conta com 1,47 milhão de emissões.

A emissão do CIN teve início em junho de 2022 no Rio Grande do Sul. O último estado a disponibilizar o serviço foi Roraima, em setembro de 2024.

Como emitir a CIN?

A Carteira de Identidade Nacional é emitida pelos estados, por meio dos seus respectivos institutos de identificação. É necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento/casamento para a emissão da CIN.

Veja abaixo lista de links para agendamento da CIN:

Mais informações sobre a nova carteira estão disponíveis no site gov.br/identidade