Tédio é um sentimento inerente ao ser humano. Tão rápido quando ele afeta as pessoas, há o desejo de escapar dele. Uma das saídas para isso tem sido o entretenimento, especialmente na forma de jogos. Quando falamos especificamente de jogos digitais, a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024 revela que 73,9% da população brasileira dá o play em algum tipo de jogo digital, representando um aumento de 3,8% em relação ao ano anterior.

De olho no crescimento desse mercado e na popularização dos gamers no País, o KaBuM!, um dos pioneiros do comércio eletrônico no Brasil e o maior e-commerce de tecnologia e games da América Latina, anunciou a abertura de mais duas lojas físicas. Serão três no total, todas em São Paulo. A primeira foi inaugurada em abril, em um espaço de mais de 500 metros quadrados na zona norte de São Paulo, focada na venda de produtos OpenBox — itens com embalagens abertas, mas sem sinais de uso.

+Nerdstore, a nova aposta geek do Grupo Magazine Luiza

+Mulher do meme ‘Que Xou da Xuxa é esse’ vira garota-propaganda do Magalu; veja vídeo

Essa expansão reflete a crescente demanda por tecnologia e a importância do contato direto com os consumidores, mesmo em um mercado fortemente digital. Uma das novas unidades será inaugurada no Shopping Aricanduva, em São Paulo, com previsão para o final do ano e foco em produtos OpenBox. A outra ocupará o antigo espaço da Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (ponto célebre de São Paulo), e contará com a venda de diversas marcas do grupo Magalu. A abertura dessa loja está prevista para o primeiro semestre de 2025, embora ainda não esteja claro se o foco será em produtos OpenBox ou em itens novos.

“Cheguei oficialmente no KaBum! há 18 meses, mas parece que estou há cinco anos, com tanta coisa que estamos conseguindo fazer, principalmente elevar o faturamento e a rentabilidade.” Julio Cesar Trajano, CEO do KaBuM! (Crédito:Estadão Conteúdo)
Esse movimento vai na contramão de várias empresas que, nos últimos anos, têm migrado de lojas físicas para o e-commerce, impulsionadas tanto pelo comportamento dos consumidores quanto pelos altos custos operacionais, que têm enfraquecido o varejo físico. Um exemplo dessa mudança é a Magazine Luiza, que passou a concentrar seus esforços no comércio on-line.

O KaBuM! se destaca por oferecer, em algumas ocasiões, preços mais competitivos em comparação aos seus concorrentes e contar com um catálogo variado, composto por 20 mil produtos. Além disso, traz em primeira mão os principais lançamentos do mercado global. Com mais de 8 milhões de clientes atendidos, realiza entregas em todas as regiões do Brasil, abrangendo mais de 5 mil cidades.

Fundada em maio de 2003 pelos irmãos Leandro e Thiago Ramos, em São Paulo, o KaBuM!, desde sua criação, tinha operação 100% on-line. Mas em julho de 2021, o Magazine Luiza adquiriu o KaBuM! por R$ 3,3 bilhões, com a transação concluída em dezembro do mesmo ano, tendo como CEO, Julio Cesar Trajano, sobrinho-neto da fundadora da varejista, Luiza Trajano Donato.

“Cheguei oficialmente no KaBuM! há 18 meses, mas parece que estou há cinco anos, com tanta coisa que estamos conseguindo fazer, principalmente faturamento e rentabilidade, além do nível de serviço e satisfação dos clientes”, contou o executivo. Segundo Julio Cesar, a projeção é aumentar o faturamento, que no ano passado foi de R$ 3,8 bilhões, para R$ 5 bilhões neste ano.

O CEO explicou que a estratégia de crescimento é tornar o KaBuM! mais conhecido, já que, mesmo tendo mais de 20 anos de atuação no mercado, nem todo mundo o conhece. Assim, o plano envolve branding e visibilidade de marca, que vem dando certo com as lojas físicas. “Há clientes que compram na loja física mas nunca tinham comprado na nossa loja on-line”, pontuou o executivo.

Ao detalhar ainda mais a igtenção da companhia, Julio Cesar disse que a ideia é estar presente em lugares estratégicos onde tenha o Magalu. A loja do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, por exemplo, será composta por três marcas do grupo: Magalu, Netshoes e KaBuM!. “Onde tem loja do Magalu há potencial de ter uma loja KaBuM!”, frisou.

Ampla atuação

Além de sua atuação no e-commerce, o KaBuM! é um grande incentivador dos eSports, tendo criado uma das maiores equipes de League of Legends do País, a KaBuM! Esports, que já conquistou quatro títulos nacionais e foi a primeira equipe brasileira a disputar o Campeonato Mundial.

Uma referência da marca é seu mascote ninja, que tornou-se creator, uma maneira de se aproximar dos jovens, fazendo desafios comuns na rede ou dando dicas de produtos e serviços. As marcas têm utilizado a rede social como ponte de conexão com a geração Z.

Bastidores

Desde sua fundação a empresa mantém sua operação central em Limeira, interior de São Paulo, que integra seu Office, Centro de Logística Reversa e o Estúdio, que é para criação de conteúdo da marca.

O KaBuM! Studios é um espaço em constante evolução onde são produzidos vídeos e conteúdos para redes sociais e transmissões ao vivo, como reviews de produtos e as tradicionais Live Shop e Korujão Gamer. Já o Centro de Logística Reversa foca na gestão do processo do retorno de produtos enviados pelo cliente ao vendedor ou fabricante, por meio do e-commerce.