Correr uma maratona exige experiência e planejamento. Quem é apressado demais no início não tem fôlego para cruzar a linha de chegada. É preciso saber o momento certo para acelerar o passo. No início da década de 90, a Riachuelo, uma das maiores varejistas do País, errou na dose. Disparou na frente com uma expansão acelerada e, no fim, faltou oxigênio: entrou em concordata e quase foi à bancarrota. Mas como a maratona é uma prova de longa distância, ela superou as dificuldades e, num caso raro empresarial, saiu da concordata. Seus acionistas sanearam as contas, reorganizaram a estrutura e, agora, mais de dez anos depois do sufoco, a companhia desponta com um ambicioso empreendimento. Em abril de 2005, o grupo Guararapes, controlador da Riachuelo e dono de duas fábricas de roupas, vai inaugurar um shopping center em Natal, no Rio Grande do Norte. Batizado com o nome Midway Mall, o negócio consumirá R$ 130 milhões de recursos próprios. ?Será o maior do Brasil, com 231 mil m2 de área construída?, diz Flávio Rocha, herdeiro e vice-presidente do grupo Guararapes.

A idéia de construir um gigante em Natal surgiu depois que a empresa transferiu uma de suas fábricas, localizada onde será o shopping, para o distrito industrial do Rio Grande do Norte, próximo à capital. ?Ficamos com um terreno ocioso de 68 mil m2?, diz Pedro Siqueira, superintendente do Midway Mall. Outro fator que transformou o Midway Mall na menina dos olhos do grupo é a falta de um grande shopping no Estado. Há, por exemplo, excursões que levam os moradores de Natal até Recife para comprar nos grandes centros. A inauguração do empreendimento preenche esta lacuna. Além do mais, estudos apontam que os 900 mil habitantes da cidade têm uma renda per capita de R$ 6 mil por ano.

O shopping nasce com status de gente grande. Dos 231 mil m2 de área construída, 105 mil m2 correspondem ao espaço onde ficarão as lojas e o restante será destinado às 3.750 vagas de estacionamento. Serão três andares com espaço para praça de alimentação, oito salas de cinema e mais de 200 lojas. Ainda é prevista a construção de uma casa de shows no último andar. Além da Riachuelo, outras lojas de renome nacional como as grifes M.Officer e Ellus fincarão bandeira no Midway Mall. O supermercado Extra, por exemplo, inaugurará suas operações no Rio Grande do Norte dentro do shopping. Para trazer esses pesos pesados do comércio para dentro do Midway Mall, os executivos do grupo Guararapes chamaram a Deico, empresa especializada em administração e comercialização dos espaços. ?Vamos implantar toda a estrutura administrativa e prestar assessoria aos executivos do Midway Mall?, diz Francisco de Paula Pereira, diretor comercial da Deico. ?Nós entendemos de shopping e eles de varejo?, diz Pereira. E como entendem.

A Riachuelo tem hoje 78 lojas em 23 Estados. No ano passado, a rede faturou R$ 1,12 bilhão e lucrou R$ 2,7 milhões, uma pequena parte do resultado de R$ 46,7 milhões obtido pelo grupo Guararapes. Para este ano, a previsão é de que o faturamento da Riachuelo alcance R$ 1,2 bilhão. O crescimento da empresa está ancorado em duas pontas. Primeiro, na inauguração de novas lojas. ?Serão seis por ano?, anuncia Flávio Rocha. A segunda estratégia é aumentar a oferta de crédito ao cliente predominantemente da classe C. ?Além de financiar a compra das roupas, a Riachuelo empresta dinheiro para os clientes?, diz Ulisses Reis, professor da FGV. ?É um enorme filão?, diz ele. Atualmente, 8 milhões de pessoas usam o cartão da rede e têm acesso a empréstimos de até R$ 1,5 mil com juros de 8,9% ao mês. ?Percebemos que há uma enorme sinergia entre o nosso negócio e o mercado financeiro?, conclui Rocha.

Potência do varejo
Conheça o grupo Guararapes
? Nas 2 fábricas são produzidos tecidos e roupas vendidas na Riachuelo e em outras cadeias
? A Riachuelo tem 78 lojas espalhadas em 23 estados brasileiros

? O grupo emprega mais de 16 mil pessoas

? 70 milhões de peças foram vendidas nas lojas da rede no ano passado

? R$ 1,2 bilhão foi quanto o grupo faturou em 2003

? R$ 6 mil é o faturamento por metro quadrado em cada loja da Riachuelo

? O novo shopping center criará 4 mil empregos diretos