A revista Forbes divulgou nesta segunda-feira, 28, a lista dos maiores influenciadores do planeta (Top Creator 2024). O ranking que traz as 50 maiores personalidades do mundo das redes é dominado por americanos e não tem nenhum influenciador brasileiro.

Ao todo, os influenciadores presentes na lista faturaram aproximadamente US$ 720 milhões (mais de 4 bilhões de reais na cotação atual) em 2024, US$ 20 milhões (R$ 114 milhões) a mais do que em 2023.

+Pesquisa aponta pulverização no mercado de influenciadores digitais

O ranking que é liderado pelo Youtuber americano Mr.Beast mostra o crescimento do mercado de influenciadores no planeta. Os principais criadores da Forbes conquistaram mais de 100 milhões de seguidores ao todo no último ano, alcançando ao todo mais de 2,7 bilhões de seguidores no YouTube, TikTok e Instagram.

Aproveitando essa onda, os influenciadores têm aproveitado para ir além e se tornarem empreendedores. MrBeast (líder do ranking) Khaby Lame, as irmãs D’Amelio, os irmãos Paul e Emma Chamberlain administram suas próprias marcas, vendendo hambúrgueres, utensílios de cozinha, sapatos, bebidas energéticas e cafés.

Top Creators 2024

Para definir o ranking dos Top Creators 2024, a Forbes considerou o faturamento estimado em 1 ano, o número de seguidores, o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos divididos pela quantidade de seguidores) e os negócios comerciais de cada influenciador.

Confira o top 5 maiores influenciadores do ano:

1) Mr Beast

Mr Beast, líder da lista da Forbes (Foto – Instagram)

Mr Beast (Jimmy Donaldson) é o influenciador mais seguido do mundo, ao todo ele conta com mais de 500 milhões de seguidores nas redes sociais, possuindo mais de 320 milhões de inscritos em seu canal principal no YouTube e quase 9 bilhões de visualizações no ano passado.

O Youtuber costuma gravar vídeos com acrobacias radicais, sobrevivendo em uma caverna por uma semana, ou passando horas na Antártica.

O faturamento médio do americano está em torno de US$ 85 milhões (R$ 485 milhões), com total de seguidores aproximado de 503 milhões e uma média de engajamento de 2,38%,

2) Dhar Mann

Dhar Mann, segundo colocado no ranking (Crédito – Instagram)

Dhar Mann, que ocupa a segunda posição na lista, conta com uma equipe de mais de 150 pessoas que produzem para seu canal de 23 milhões de inscritos no YouTube.

O influenciador americano, filho de imigrantes indianos, produz curtas-metragens roteirizados com atores, tratando de assuntos importantes para a sociedade como bullying, racismo e desigualdades.

Seus ganhos estão estimados em US$ 45 milhões (R$ 257 milhões), com um total aproximado de 120 milhões de seguidores e uma média de engajamento de 0,33%.

3) Matt Rife

Matt Rife, terceiro da lista durante show de comédia (Crédito – Instagram)

Matt Rife, que é comediante, tem usado sua popularidade digital para levar multidões a seus shows de stand-up comedy. Ele que se tornou viral no TikTok em 2022 hoje tem dois especiais de comédia na Netflix.

Rife tem faturado em torno de US$ 50 milhões (R$ 285 milhões) com um total de 30,4 milhões seguidores nas redes com uma média de engajamento de 3%.

4) Charli D’Amelio

Charlie Damelio, quarta da lista (Crédito – Instagram)

Mulher com melhor colocação no ranking, Charli D’Amelio foi nomeada a TikToker mais bem paga em 2021, quando tinha apenas 18 anos.

A americana, que viralizou mostrando as dancinhas com a irmã Dixie D’Amelio, (6º colocada no ranking), hoje fundou uma empresa do segmento de moda que trabalha com diversos produtos que vão desde itens de skin care a calçados.

Charli tem ganho médio de US$23,50 milhões (R$ 134 milhões) e um total de seguidores que só perde para o líder da lista Mr Beast, Ela tem cerca de 213,5 milhões de seguidores com uma média de engajamento em torno de 0,27%.

5) Stokes Twins (Gêmeos Stokes)

os gêmeos stokes ocupam a quinta colocação no ranking (Crédito – Youtube)

Os irmãos Alex e Alan Stokes são conhecidos pelos vídeos de “pegadinhas” e desafios. A dupla têm um dos canais que mais cresceram no YouTube, prova disso é que eles não apareciam neste ranking em 2023.

Somando com a audiência em outras redes, como o TikTok, os irmãos já acumulam mais de 4 bilhões de visualizações nas redes.

O faturamento médio dos gêmeos está em torno de US$ 20 milhões (R$114 milhões), com um total de seguidores de 113,7 milhões e um engajamento médio de 3,09%.

Confira o ranking completo: