01/11/2024 - 11:56
A Black Friday, que já entrou no calendário comercial do brasileiro, foi “importada” dos Estados Unidos e acontece todo fim de novembro. Apesar dos descontos, o evento é conhecido também pelas “pegadinhas” e tentativas de enganar o consumidor, ou a chamada “Black Fraude”.
Quais os cuidados para não cair em golpes nas compras online?
Realizar compras na Black Friday requer atenção, pois algumas ofertas costumam ser fraudulentas nesse período. Fernando Moulin, partner da Sponsorb, professor e especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente, listou alguns passos para fugir de ciladas:
- Se o valor de um produto for muito diferente de similares em outros sites, desconfie;
- Pesquise e cheque a oferta, o produto e o serviço antes de comprar;
- É aconselhável comprar de sites e empresas conhecidas;
- Mesmo que o produto seja importado, há sites confiáveis que fazem o rastreamento do produto além de devolver o dinheiro se houver algum problema;
- É preciso estar atento aos links que encontrar pelas redes sociais, criminosos podem se apropriar de seus dados para mal uso;
- Fique atento a pedidos de pagamento antecipado, muitos golpes podem usar dessa artimanha para roubar as vítimas;
- Tome cuidado com pagamentos via Pix, muitos bancos não dão a possibilidade de reverter a transferência, por isso a indicação é optar por cartão de crédito ou boleto – lembre-se que os sites não pedem a senha do banco para pagamentos via Pix.
O que fazer se você cair em um golpe na Black Friday?
Agora se você acabou de cair em um golpe, a recomendação é trocar as senhas nos principais canais digitais que o consumidor usa, como e-mail e redes sociais.
Além disso, Alexandre Rodrigues especialista em Direito do Consumidor e professor da Faculdade ESEG, diz que, como o ato se configura em um crime de estelionato, deve-se informar a polícia civil a respeito e fazer um boletim de ocorrência. Além de contatar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e informar o Procon.
+Black Friday 2024: Quais são as marcas mais citadas pelos consumidores?
+Black Friday 2024: dois a cada três consumidores pretendem aproveitar ofertas, diz pesquisa
Black Friday sem dívidas
Veja abaixo dicas para comprar na Black Friday, mas sem passar sufoco para pagar e acabar se endividando.
Evite comprar por impulso, planeje: uma boa estratégia é listar desde os produtos que você quer comprar, priorizar as necessidades e revisar a lista, sempre que achar necessário.
Pesquise os preços com antecedência: você pode até salvar o produto no carrinho de compras, mas não feche negócio antes de acessar sites concorrentes e comparar os preços anunciados (considerando as variações de frete) – é recomendado também, acompanhar sites que monitoram preços ao longo do tempo, para evitar cair na “Black Fraude”.
Veja quanto pode gastar: outra dica importante é se planejar financeiramente, lembre que os meses seguintes (dezembro e janeiro) costumam puxar bastante os gastos.
Cuidado com o cartão de crédito: o cartão pode ser um grande aliado, mas para muitos é um vilão do planejamento financeiro – saiba qual é o seu perfil (organizado ou sem planejamento).
Planeje o uso do décimo terceiro: receber o décimo terceiro leva muitas pessoas às compras, sejam elas por impulso ou necessidade, mas antes de gastar o dinheiro extra avalie sua situação financeira, gastando com consciência.