13/11/2024 - 10:27
A MOA Ventures, empresa catarinense especializada em Corporate Venture Capital (CVC) e desenvolvimento de startups, foi a única representante de Santa Catarina selecionada entre três operadores credenciados pelo Sebrae/SC no edital para seu novo programa de apoio a startups em estágio inicial.
Com o Edital de Chamada Pública Nº 002 – 2024, o Sebrae/SC busca fomentar o ecossistema de startups por meio de investimento e aceleração, oferecendo mentorias, capacitação e suporte financeiro. A seleção priorizou empresas com experiência sólida em operações de Venture Capital e Corporate Venture Capital para apoiar empresas emergentes com alto potencial de impacto, além de exigir o cumprimento de requisitos financeiros e jurídicos.
Para o CEO da MOA Ventures, Marcos Buson, essa seleção representa “uma oportunidade estratégica importante” que reforça a posição da MOA como parceira confiável no apoio ao crescimento e inovação de startups. “Essa conquista fortalece nossa credibilidade no mercado, destacando nossa habilidade em identificar e alavancar negócios inovadores”, explica Buson.
Desde sua fundação em Florianópolis, em 2020, a MOA Ventures atua com serviços de consultoria em inovação corporativa, programas de inovação aberta e estruturação de CVC, além de desenvolver startups por meio de sua Venture Builder. A empresa já captou mais de R$ 40 milhões em recursos para clientes em editais de fomento e colabora com aceleradoras como HARDS, MOBILIS e SMARTS.
Neste ano, a MOA anunciou sua expansão internacional, iniciando atividades em Portugal para conectar startups de seu portfólio aos mercados da Europa, com foco especial em setores como mobilidade elétrica, Indústria 4.0 e cidades inteligentes. Buson destaca que a parceria com o Sebrae e grandes corporações contribui para a captação de recursos robustos e fortalece redes de colaboração, ampliando o impacto de seus investimentos. “Isso proporciona um ambiente propício para a criação de valor sustentável tanto para as startups quanto para os investidores”, conclui o CEO.