20/11/2024 - 7:00
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que vai substituir o RG a partir de 2032, já pode ser emitida em todos os estados do país.
+ ‘Modo ladrão’ do Google: entenda como funciona e como ativar função no celular
O “Novo RG” será o único documento de identificação de brasileiros aceito em território nacional a partir de 28 de fevereiro de 2032. Até lá, ainda poderá ser utilizado o RG estadual. O novo documento determina o CPF como número único para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. Além disso, o documento será integrado nacionalmente, já que antes cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação.
O estado de São Paulo, por exemplo, já anunciou que não irá mais emitir no estado o antigo Registro Geral (RG), e que passará a emitir somente a nova Carteira de Identidade Nacional.
Minas Gerais é o estado que mais emitiu o documento, com mais de 1,8 milhão de CIN emitidas. Se considerado pelo percentual da população, o Piauí
Veja o ranking dos estados que mais emitiram a CIN:
Por emissões:
- Minas Gerais: 1.894.958
- Rio Grande do Suk: 1.631.242
- Rio de Janeiro: 1.374.547
- Santa Catarina: 1.246.313
- Paraná: 1.139.867
Por proporcionalidade da população:
- Piauí: 25,88%
- Acre: 21,75%
- Mato Grosso: 16,95%
- Alagoas: 16,39%
- Santa Catarina: 15,47%
Onde emitir a CIN?
A Carteira de Identidade Nacional é emitida pelos estados, por meio dos seus respectivos institutos de identificação, como Poupatempo e delegacias, da mesma forma que ocorre atualmente.
O que muda com o novo documento?
A nova Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. O documento será integrado nacionalmente, já que antes cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação.
Até quando eu preciso emitir a Carteira de Identidade Nacional?
O RG antigo é válido até o dia 28 de fevereiro de 2032.
O novo documento vai valer como Carteira Nacional de Habilitação?
O documento poderá, a pedido, conter outros números de documentos, os quais poderão ser verificados a partir da leitura do QR code. Em seu formato digital, os documentos estarão concentrados no aplicativo GOV.BR. Ressalte-se que não haverá revogação dos outros documentos, entretanto a nova Carteira de Identidade estará apta a ser o documento único no Brasil.
Documento será impresso?
Sim, além da emissão do modelo físico, o modelo digital da nova Carteira de Identidade estará disponível no aplicativo GOV.BR. Saiba mais sobre o “novo RG” na página da Carteira Nacional de Habilitação.