O presidente da China, Xi Jinping, disse ao chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, nesta terça-feira, 19, que espera que a Alemanha possa ajudar a Europa e a China a resolver a questão das tarifas sobre os veículos elétricos chineses o mais rápido possível, informou a televisão estatal chinesa CCTV.

+ Com Lei do Combustível do Futuro, Brasil pode virar potência mundial, diz Embraer

Em uma reunião paralela à cúpula do Grupo dos 20, no Rio de Janeiro, Xi disse que a China está pronta para trabalhar com a Alemanha para consolidar uma parceria estratégica global, antes de trazer à tona as tarifas da União Europeia sobre os veículos elétricos fabricados na China, uma questão controversa importante na relação UE-China, que aumentou as perspectivas de uma guerra comercial entre Pequim e o bloco.

“Espera-se que a Europa e a China resolvam a questão dos veículos elétricos por meio do diálogo e da negociação o mais rápido possível, e o lado alemão está disposto a fazer esforços ativos nesse sentido”, disse Xi, de acordo com uma leitura da agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

Xi está em uma viagem pela América do Sul que começou com sua participação no fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em Lima, onde inaugurou um porto no Pacífico financiado pela China.

Após a conclusão da cúpula do G20 nesta terça-feira, ele embarcará em uma visita de Estado a Brasília, onde deverá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e assinar vários acordos de cooperação.