A Unigel Participações, em conjunto com algumas de suas subsidiárias (Unigel Luxembourg S.A., Proquigel Química S.A. e Companhia Brasileira de Estireno) apresentaram petições perante o Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, iniciando processos sob o capítulo 15 do Código de Falências dos Estados Unidos.

O objetivo é obter o reconhecimento nos Estados Unidos dos processos brasileiros de recuperação extrajudicial e da decisão judicial brasileira que aprovou esses planos, garantindo que a reestruturação das obrigações tenha plena força e efeito nos Estados Unidos – particularmente no que diz respeito a certos instrumentos de dívida regidos pelas leis do Estado de Nova York.

A Justiça homologou neste mês o plano de recuperação extrajudicial da Unigel. As dívidas são de R$ 4 bilhões, e o plano dá a possibilidade de os credores adquirirem participação acionária de 50% da companhia.

Agora, será realizada uma audiência perante o Tribunal de Falências dos EUA para considerar o reconhecimento dos processos daqui e dos planos da recuperação. A companhia acrescentou que os processos sob o Capítulo 15 não afetarão os parceiros operacionais, como seus fornecedores e funcionários.

Em comunicado, a Unigel afirmou que “este marco adicional no processo de recuperação extrajudicial reforça o compromisso da companhia e de seus credores em
melhorar a estrutura de capital em benefício de todas as partes interessadas”.