O ranking internacional AirHelp Score 2024, divulgado nessa terça-feira, 3, não trouxe boas notícias para as companhias aéreas brasileiras, já que Latam, Gol e Azul viram a pontuação de seus serviços piorar.

Enquanto isso, a belga Brussels Airlines melhorou sua avaliação em relação ao ano anterior e desbancou a Qatar Airways para ocupar o primeiro lugar na lista.

+ Governo envia proposta ao Congresso que destina R$ 4 bi para socorrer companhias aéreas
+ A difícil batalha das aéreas brasileiras para sair do prejuízo e manter operações

Como o ranking é composto?

Para realizar a classificação, o AirHelp Score avalia os seguintes requisitos:

  • Pontualidade;
  • Serviço de atendimento ao cliente;
  • Processo do pedido de indenização.

Nenhuma brasileira entre as 20 primeiras

No levantamento, realizado a partir da avaliação dos próprios passageiros, nenhuma brasileira consta entre as 20 melhores companhias. Além disso, elas caíram na avaliação.

Enquanto a Latam Airlines ocupa apenas a 23º colocação, a Gol está no 68º lugar – perdeu dez posições em relação ao ano passado. A Azul, por sua vez, apresentou a maior queda ante 2023, ao passar do 47º lugar para 83º neste ano.

Desempenho por companhia:

Latam Airlines – 23º posição

Aeronave da Latam.
Latam/Divulgação

No quesito pontualidade, a Latam recebeu uma boa nota (8,3), o que se repetiu na qualidade dos serviços prestados (8,1). Entretanto, foram as reclamações (5,0) que puxaram a média da companhia para baixo, o que a deixou com 7,16 como nota final.

Gol – 78ª posição

Os voos domésticos já recuperaram 80% dos níveis de passageiros que havia antes da pandemia de covid-19 no Brasil
Os voos domésticos já recuperaram 80% dos níveis de passageiros que havia antes da pandemia de covid-19 no Brasil (Crédito:Reprodução/Instagram Voe Gol Oficial)

A Gol foi bem avaliada no quesito pontualidade, com uma nota 8,4 e para serviço atingiu 7,8. Porém, quanto as reclamações de usuários, ela recebeu apenas 0,1, o que a deixou com uma pontuação final de 5,44.

Azul – 83ª posição

Avião da Azul (Divulgação)

Para pontualidade, a companhia obteve uma nota 7,7. Para serviço, a Azul obteve a maior nota entre as brasileiras (8,2). Assim como a Gol no quesito reclamações, a Azul apenas a nota 0,1 e terminou com uma nota final de 5,32.

Confira abaixo as melhores companhias aéreas do mundo:

Veja neste link o ranking completo com as avaliações do AirHelp Score neste ano e nos anos anteriores.

*Estagiário sob supervisão