Nesta terça-feira, 10, Brasília foi palco do Brasil Startups Summit 2024, que reuniu diversos nomes do ambiente de startups brasileiras.

O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e ofereceu ao público uma grande variedade de painéis com investidores, mentores e líderes da indústria.

“Tentamos buscar pautas que estão gerando muito impacto no ecossistema de startups, por exemplo, o Marco Legal das Startups, que surgiu em 2021. Buscamos promover essas iniciativas para que elas possam alcançar nosso país inteiro”, afirma Hugo Giallanza, CEO da Brasil Startups.

O setor de startups no Brasil vem crescendo rapidamente, com mais de 16 mil empresas emergentes ativas, de acordo com o levantamento recente do Distrito.

Instagram will load in the frontend.

Para Hideraldo Luiz de Almeida, coordenador-geral de Instrumentos de Apoio à Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), para alavancar ainda mais esses números, é preciso expandir os horizontes e criar ambientes de inovação em diversos lugares do país.

“A criação desse ecossistema depende do governo, do setor produtivo e também da academia. Essa tríplice precisa andar junta”, disse o coordenador do MCTI em conversa com a IstoÉ Dinheiro durante o evento.

Hideraldo participou do painel “Marco Legal de Startups e a Lei do Bem” ao lado de Cristiane Pereira, presidente de Assesspro do DF (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação).

“A palavra inovação só entrou na nossa Constituição em 2015, através da emenda constitucional nº 85. Portanto, esse processo de transformação vem acontecendo aos poucos. Eventos como esse provam que esse trabalho vem dando frutos” , completou.

Além do foco de ‘massificar’ o debate com o poder público, o Brasil Startups Summit também convidou especialistas para falar de inteligência artificial, financiamento e das comunidades locais das startups.

“As startups precisam de duas coisas pra fazer sucesso: conhecimento e oportunidade. O Brasil Startups Summit oferece os dois. Precisamos de mais eventos como esse”, avaliou Lindomar Góes, presidente da AB Startups.

Brasil Startups Awards 2024

Após um dia inteiro de atrações, o local também será palco do Brasil Startups Awards 2024, que vai premiar as 5 melhores empresas das cinco regiões do Brasil, além de uma cerimônia local com startups de impacto regional em Goias, Minas Gerais e Distrito Federal.

O evento conta com o apoio de importantes instituições, incluindo o Governo do Distrito Federal, a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), e empresas do setor privado como EntrePay e Loor.vc.