18/12/2024 - 17:02
A Cedro Participações venceu nesta quarta-feira o leilão do principal ativo do último bloco de arrendamentos portuários deste ano promovido pelo governo federal, a chamada “área do meio”, em Itaguaí (RJ).
A oferta vencedora, a única apresentada no leilão, foi de 1 milhão de reais de outorga.
O certame, que começou com uma hora de atraso na B3, ainda contou com disputas envolvendo outras duas áreas, menores em relação à ITG02: MAC16, no Porto de Maceió; e MCP03, no Porto de Santana (AP). A primeira foi vencida pelo consórcio Britto Macelog, com oferta de 1,45 milhão de reais; e a segunda por Rocha Granéis Sólidos, com proposta de 58,1 milhões de reais.
O ministro Silvio Costa Filho mencionou que os próximos anos serão marcados por muitos investimentos no setor de infraestrutura, especialmente, segundo ele, com a participação do setor privado. “A nossa meta é realizar cerca de 55 leilões no Brasil. Será o maior volume de concessões portuárias da história do país, com a perspectiva de investimentos superiores a 30 bilhões de reais. Esperamos, ao final, alcançar uma carteira de quase 60 bilhões de reais em investimentos privados.” Ele destacou que, com a concessão de áreas portuárias, o ministério tem “buscado, sobretudo, gerar competitividade e descentralizar a agenda portuária brasileira”.