A holding de investimentos Prosus Group anunciou a aquisição da Despegar.com, dona da marca brasileira Decolar. O grupo irá assumir o controle total da empresa argentina de viagens em uma operação com valor divulgado de US$ 1,7 bilhão.

A conclusão da transação é aguardada para o segundo trimestre de 2025, dependendo da aprovação dos acionistas da Despegar, do recebimento das autorizações regulatórias exigidas e de outras condições usuais para o fechamento.

 

Atualmente listada na bolsa de valores de Nova York, a Despegar.com voltará a ser uma empresa de capital fechado. Suas ações ordinárias serão removidas da Bolsa de Valores de Nova York e ela não estará mais registrada em nenhum mercado público.

A Goldman Sachs & Co. LLC está servindo como consultor financeiro exclusivo do Comitê de Transação, enquanto A&O Shearman é o consultor jurídico da Despegar. A Morgan Stanley & Co. International PLC atuou como consultor financeiro exclusivo da Prosus na transação, e a Davis Polk & Wardwell LLP foi responsável pela consultoria jurídica.

“Estamos entusiasmados com a entrada no Grupo Prosus, pois isso representa um passo significativo em nossa missão de ampliar nossa liderança de mercado e expandir nossos serviços na América Latina”, afirmou em nota o CEO da Despegar, Damian Scokin.

“Sozinha, a Despegar é uma empresa bem-sucedida, com ótimos fundamentos e uma equipe de gestão motivada; juntas, tanto a Despegar quanto a Prosus a tornarão ainda mais forte”, disse o CEO da Prosus, Fabricio Bloisi.

A Despegar (Decolar, no Brasil) atua em 19 países com uma plataforma para venda de passagens, passeios e reservas de hospedagem.

Já a Prosus investe em mais de 100 empresas em todo o mundo, com alcance de 2 bilhões de clientes. É dona do iFood, entre outras organizações.