O Bob’s compartilhou em suas redes sociais uma propaganda que parece ironizar ao mesmo tempo dois de seus principais concorrentes, o Burger King e o McDonald’s. A publicidade consiste em um texto sobre fundo vermelho assinado pela “Ordem dos Advogados do Bob’s (OAB)” sobre empresas que tentam copiar a rede.

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“Vimos, por meio desta, manifestar nossa solidariedade aos advogados ora associados ao BK, que, ao que tudo indica, optaram por reproduzir a cópia da cópia de um produto outrora copiado”, diz o texto. Veja o post:

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Na semana passada, o Burger King fez uma campanha nas redes sociais com várias propagandas do seu lanche “BK Taste”, acusado de ser uma cópia do McTasty do McDonald’s. As publis do BK convidada seus clientes a conhecer o sanduíche pessoalmente, e anunciava distribuição gratuita para advogados com OAB ativa.

O advogado e influenciador Doutor Fran foi um dos contratados pelo Burger King para a série de publicidades. “Estão dizendo que o Burguer King copiou outro sanduíche, então eu mesmo vim conferir”, diz.

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Já na “resposta” dada pelo Bob’s, a uma menção a supostas cópias do seu milkshake. “Passamos ad perpetuam por situação semelhante com nosso delicioso e incomparável Milk Shake Crocante. Mas, data máxima vênia, sempre sem sucesso por parte de quem tentou reproduzi-lo.”

O Bob’s comercializa há muitos anos um milkshake originalmente chamado pelo sabor da marca Ovomaltine, uma espécie de achocolatado com malte de origem suíça. Em 2016, no entanto, o Bob’s perdeu a exclusividade do uso da marca para o McDonald’s, que hoje vende seu próprio “Mcshake Ovomaltine”. O sabor da bebida carioca passou então a ser denominado “Crocante”.

Procurados, o Burguer King e o McDonald’s disseram que não comentarão o assunto. O Bob’s afirmou por meio de sua diretora de marketing, Renata Brigatti Lange, que “o verdadeiro poder do marketing mora no timing, na capacidade de se conectar com o que está acontecendo agora.”

“Vimos uma oportunidade em um movimento do mercado para dialogar com o público de maneira irreverente. Trata-se de enxergar o momento como uma chance de gerar conversa, de mostrar que a marca está presente, antenada e se posicionando”, disse Lange em nota. “Vale destacar que o nosso Milk Shake Crocante mantém sua receita original desde 1959, independentemente de alterações em contratos de exclusividade de nomes.”