14/01/2025 - 16:54
A China está avaliando vender a operação do TikTok nos Estados Unidos para o bilionário Elon Musk, segundo informações da agência Bloomberg.
Isso, caso o TikTok não consiga reverter a situação no país que obrigaria a rede social a ser vendida. Elon Musk ainda não se pronunciou sobre o tema, ao passo que a rede social chinesa afirmou que se trata de “pura ficção”, em uma resposta à Reuters sobre o rumor.
+Que impacto teria o bloqueio do TikTok nos EUA
As autoridades americanas temem que o governo da China possa acessar dados pessoais dos usuários do TikTok nos EUA ou influenciar o conteúdo exibido na plataforma, utilizando a rede social para espionagem ou propaganda. O governo chinês, por sua vez, nega as acusações.
Nesse contexto, em abril de 2024, o presidente Joe Biden sancionou uma lei que exige que a ByteDance, dona da rede social, venda o TikTok para uma empresa não chinesa até o dia 19 de janeiro de 2025. Caso contrário, o aplicativo será removido das lojas de aplicativos, impedindo novos downloads e atualizações, então inviabilizando seu uso.
O dia 19 é justamente o último dia do governo Biden, dado que o republicano Donald Trump terá sua posse no dia 20 de janeiro de 2025.
Segundo a Bloomberg, as autoridades em Pequim estão discutindo um eventual interesse de Elon Musk em comprar a subsidiária norte-americana do TikTok.
A ideia seria que o magnata pudesse associar a nova rede comprada ao X, antigo Twitter, comprado por ele por US$ 44 bilhões em meados de 2022.
Em Pequim, não haveria consenso sobre quais caminhos tomar, mas segundo a agência de notícias a predileção das autoridades é que a rede social nos EUA siga sob controle da ByteDance.
Segundo informações da Reuters, novos usuários já estão ingressando no aplicativo de mídia social chinês RedNote por conta da iminência da data de banimento do TikTok nos EUA.
Em um bate-papo ao vivo apelidado de “Refugiados do TikTok” na RedNote na segunda-feira, mais de 50 mil usuários norte-americanos e chineses se juntaram à sala.
Quem são os donos do TikTok?
A ByteDance, uma empresa chinesa fundada por Zhang Yiming em 2012, é a atual dona da rede social.
A companhia é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e está por trás também de outros produtos, incluindo o Douyin (versão chinesa do TikTok) e o Toutiao (plataforma de notícias).
A sua participação societária na rede social é de 100%, todavia a operação do TikTok em diferentes países é estruturada por meio de filiais que podem envolver investidores locais.
O Governo da China, por sua vez, tem presença na ByteDance, a dona do TikTok – assim como em outras empresas de tecnologia, por conta de regulação e supervisão. Apesar disso não há, oficialmente, uma participação societária direta do governo chinês na ByteDance.
A operação nos EUA é conduzida por uma filial da ByteDance, chamada TikTok Inc. e, com isso, há uma estrutura separada para gerenciar suas operações no país, inclusive por questões regulatórias.
Atualmente o CEO global do TikTok é Shou Zi Chew, que chefia a plataforma desde 2021. Outra figura relevante na gestão da rede social é Vanessa Pappas, que foi nomeada Chief Operating Officer (COO) da rede social nos Estados Unidos.
Musk se tornou figura chave do Governo Trump
Com Trump assumindo, o homem mais rico do mundo passará a liderar o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), sinalizando uma relação próxima entre o magnata e a administração do republicano.
Isso pode proporcionar a Musk uma influência direta nas políticas governamentais, potencialmente beneficiando seus negócios – um dos fatores que inclusive causou alta das ações da Tesla após o resultado do pleito presidencial no fim de 2024.
Juntamente com isso, Elon Musk soma cada vez mais influência no universo digital e de redes sociais desde que comprou o X – rede social a qual ele implementou mudanças substanciais, incluindo mudança nos algoritmos e políticas de moderação de conteúdo.
Nesse contexto, ele se tornou uma figura central no debate sobre redes sociais, falando constantemente sobre moderação de conteúdo.