01/02/2025 - 11:23
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu unidade à bancada do seu partido em uma reunião na sede da legenda, mais cedo, em Brasília, com deputados e senadores, disseram fontes ao Broadcast Político.
O apelo ocorre momentos antes das eleições para os próximos presidentes do Congresso Nacional. No caso da Câmara, o PL está no bloco do favorito, Hugo Motta (Republicanos-PB), mas um de seus adversários, Marcel Van Hattem (Novo-RS), tem possibilidade de atrair votos do partido de Bolsonaro, admitem deputados da bancada.
A candidatura de Van Hattem tem apoiado abertamente a aprovação de um projeto que concede a anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Além disso, o deputado do Novo defende a instauração de um processo de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na reunião do PL, dizem fontes, Bolsonaro reforçou que, neste contexto, é importante que os deputados do partido caminhem juntos e cumpram os acordos já estabelecidos na composição com Motta. A votação ocorre de forma secreta e está marcada para as 16 horas. A bancada do PL na Câmara tem 92 deputados.