Vinte milhões de brasileiros já tiraram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), informou nesta segunda-feira, 10, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).  Esse número representa mais de 250 Maracanãs lotados de torcedores. 

A meta do governo é emitir a CIN para 70% da população até o final de 2026. O “Novo RG” será o único documento de identificação de brasileiros aceito em território nacional a partir de 28 de fevereiro de 2032. Até lá, ainda poderá ser utilizado o RG dos Estados.

Vantagens da CIN

O número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro. Desta forma, o cidadão ou cidadã continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado. O documento também reduz a possibilidade de fraudes e melhora os cadastros administrativos. Outra novidade é a possibilidade de inserir números de documentos na CIN, como o da Carteira de Motorista e Carteira de Trabalho. Assim, será possível que a CIN seja o único documento que o cidadão vai precisar portar no futuro.

A CIN está disponível em formato digital, em papel e cartão, e possui o código QR, garantindo a segurança dos dados do cidadão.

Prazo de validade

A primeira via da CIN é gratuita e é emitida pelos Estados por meio dos seus respectivos institutos de identificação. Sendo assim, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento/casamento para a emissão da CIN.

Para crianças com até doze anos incompletos, a validade da nova carteira é de cinco anos. Esse prazo é necessário para manter a biometria atualizada no sistema de identificação brasileiroO prazo para a troca da CIN aumenta para dez anos entre 12 e 60 anos incompletos. Após essa idade, a carteira tem validade indeterminada.

Nova Carteira de Identidade Nacional
Nova Carteira de Identidade Nacional (Crédito:Divulgação)

Estados que mais emitiram a CIN, até o momento

Por emissões: 

MG2.461.123
RS1.922.306
SP1.919.872
RJ1.712.800
SC1.401.078

Por proporcionalidade da população:

PI29,78%
AC23,79%
AL19,22%
MT18,81%
SC17,39%

Veja lista de links para agendamento da CIN