12/02/2025 - 7:00
O ano de 2025 deve contar com a abertura de 17 novos shoppings no país, sendo que 7 deles novas cidades, de acordo com os dados do Censo Brasileiro de Shopping Centers 2024-2025, divulgado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
Foram abertas nove novas unidades em 2024, quase o dobro das cinco inauguradas no período anterior, elevando para 648 o total de shoppings em operação. Além disso, cinco cidades passaram a contar com shoppings, ampliando para 249 o número de municípios com esses empreendimentos. Em termos de Área Bruta Locável (ABL), a expansão representou um crescimento de 1,8% em relação a 2023, alcançando 18,1 milhões de metros quadrados, ante os 17,8 milhões do ano anterior.
Em 2025, a distribuição geográfica dos novos shoppings abrangerá todas as regiões do país:
- Sudeste: A região terá a maior concentração de inaugurações, com 7 shoppings previstos nos estados de Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG) e São Paulo (SP).
- Sul: Quatro shoppings estão planejados para a região Sul, especificamente no estado do Paraná (PR) e em Santa Catarina (SC).
- Centro-Oeste: A região terá 3 novos shoppings, todos localizados no Distrito Federal (DF) e em Goiás (GO).
- Nordeste: Dois shoppings estão previstos para o Nordeste, ambos no estado de Sergipe (SE).
- Norte: A região Norte terá apenas um shopping, no estado de Rondônia (RO).
Crescimento do faturamento dos shoppings deve ser menor em 2025
Segundo o levantamento, o mercado de shoppings atingiu um novo recorde de faturamento em 2024, totalizando R$ 198,4 bilhões, representando um crescimento de 1,9% em relação a 2023, quando a receita foi de R$ 194,7 bilhões. Para 2025, a previsão é de um faturamento acima de R$ 201 bilhões, um crescimento de 1,6%.
Apesar dos desafios macroeconômicos enfrentados pelo Brasil, o desempenho reflete uma recuperação significativa das vendas no ano anterior. As regiões que mais se destacaram foram o Nordeste e o Sul, com avanços de 2,9% e 2,4%, respectivamente.
“Atualmente, os shoppings no Brasil são verdadeiros espaços multisoluções, onde o consumidor encontra não apenas compras, mas também a resolução de questões cotidianas, além de fácil acesso aos melhores serviços, gastronomia e entretenimento. Esse modelo tem gerado resultados positivos, mesmo em um cenário desafiador com a alta das taxas de juros e da inflação”, destaca o presidente da Abrasce, Glauco Humai.
Em relação aos postos de trabalho, o setor gerou 1,073 milhão de empregos diretos em 2024, um aumento de 1% em comparação aos 1,063 milhão criados anteriormente.
Ocupação superou os 90%
A diversificação das motivações de visita, além das compras, contribuiu para a maior alta no segmento de alimentação, que passou a representar em número de lojas 19,1%, ante os 17,5% do ano passado. Os segmentos de conveniência e serviços cresceram de 9,8% para 10,4%, enquanto lazer e entretenimento avançaram de 2,2% para 2,4%. Com isso, a taxa de ocupação em 2024 alcançou 95,3%, superando os 94,6% de 2023. Já a inadimplência encerrou o ano em 3,8%, o menor nos últimos anos.
O fluxo de clientes também foi positivo, com uma média de 476 milhões de visitantes por mês, um aumento de 2,9% em comparação a 2023, quando a média mensal foi de 462 milhões. As vagas de estacionamento registraram um crescimento de 0,8%, totalizando 1.065.138 unidades, e as salas de cinema expandiram 0,9% em 2024, somando 3.102 no país, em comparação com 3.073 em 2023.
Mais shoppings investem em boulevards gastronômicos e fidelidade
O Censo 2024/2025 da Abrasce revelou duas tendências que estão ganhando força nos empreendimentos. A primeira aponta que 31% das unidades investem em boulevards gastronômicos, oferecendo restaurantes com serviços e experiências diferenciadas para atrair e fidelizar clientes.
Outra tendência é que 26% dos shoppings passaram a oferecer programas de relacionamento e fidelidade, uma estratégia para melhorar o conhecimento sobre os consumidores, otimizar as ações de marketing e impulsionar as vendas dos lojistas.