Fenômeno do Carnaval de rua desde 2023, o Xeque Mate virou uma opção alternativa para quem não é fã de cerveja. Em 2025, porém, a marca mineira está vendo a concorrência crescer nas folias de rua de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

As chamadas bebidas Ready To Drinks (prontas para beber, em inglês) são escolhidas pelos foliões por alguns motivos: grau alcóolico maior, fazendo com que a pessoa precise beber em menor quantidade do que a cerveja, menos vontade de ir ao banheiro e sabor diferente.

Há 10 anos no mercado, a mineira Xeque Mate é a queridinha do público. Bebida feita à base de rum, mate e limão, apareceu para o grande público no carnaval de 2023. De acordo com a companhia, seu faturamento nos últimos 90 dias, pegando o período de dezembro a fevereiro, que abrange o período do Carnaval, atingiu R$ 50 milhões, contra R$ 32 milhões no mesmo período entre o final de 2023 e começo de 2024.

Alex Freire e Gabriel Rochael comemoram os 10 anos da Xeque Mate (Crédito:Foto: Iury Emanuel )

A empresa prevê a comercialização de 6 milhões de latas da bebida no Carnaval de 2025. O próximo passo da companhia é se firmar no mercado de lifesytle e cultura, com uma linha de roupas com a marca Baw e um estúdio musical construído em Belo Horizonte para o lançamento de novas cantoras e cantores. 

Sobre uma possível venda da companhia para alguma gigante do ramo de bebidas, como Ambev e Heineken, Gabriel Rochael, sócio e diretor de produção da companhia, rejeita de pronto. 

“A Xeque Mate não tem interesse em vender a empresa. Gostamos muito do que fazemos e o foco é tornar a empresa conhecida em nível nacional, investindo muito em cultura e marketing. A empresa não procura investimento e nem quer ser vendida”, disse, reforçando que todo o investimento feito na companhia saiu do bolso dos proprietários. 

O preço sugerido do Xeque Mate é de R$ 6,98 a lata de 355 ML.

Lambe-Lambe também é de Minas Gerais

É de Minas Gerais que aparecem as principais concorrentes nesse mercado. Criada há três anos, a Lambe-Lambe nasceu quando dois amigos que trabalhavam no ramo cervejeiro viram que era preciso facilitar a vida de quem ia para os bares consumir drinks. 

“Às vezes a gente estava em um bar bebendo cerveja e alguém que estava com a gente precisava esperar 20 minutos por um drink. A gente percebeu que esse público precisava de opções”, explicou Edson Segundo, sócio da Lambe-Lambe. Assim, ele e seu sócio juntar o conhecimento no mercado de produção cervejeira para lançar a marca. 

Companhia triplica produção para o carnaval 2025

Primeiramente pensado para serem servidos em bares, por meio de barris e sistemas de extração, como no chopp, os sócios viram a oportunidade de vender o produto em lata e tiveram um “bom problema” antes mesmo do carnaval de 2024, quando venderam 190 mil latas em janeiro. “Era todo o estoque para o Carnaval. Fizemos uma produção de emergência de mais 110 mil latas”, comentou a sócia-diretora Kalinka Campos. 

Para 2025 a marca está preparada para suprir a demanda do carnaval sem sustos:  a produção foi triplicada para o período da festa, o planejamento prevê a produção de 1,5 milhões de latas, um aumento de mais de 240% em relação a 2024. 

Edson, contudo, reforça que a estratégia de comercialização em bares próprios vai seguir. A marca já tem três bares em Belo Horizonte e planeja se expandir para São Paulo e Rio de Janeiro ainda em 2025.

Diferente da Xeque Mate, a Lambe-Lambe foca em bebidas à base de frutas fermentadas e leva a adição de álcool de cereais no final do processo. Depois do sucesso do sabor tangerina, sal e limão, a empresa aposta em dois novos sabores para o carnaval de 2025: limonada-rosa e pitaia, maracujá e alecrim.

O preço sugerido da bebida é de R$ 16 a lata de 350 ml. 

Sthella Lima, fundadora da Xá de Cana

Xá de Cana em lata

Outra novidade para o carnaval é o Xá de Cana. A empresária mineira Sthella Lima pensou inicialmente em vender caipirinha nas praias da cidade capixaba de Vila Velha, mas o negócio acabou virando quando ela teve a ideia de desenvolver e vender o produto em lata. 

“Transformamos o tradicional caldo de cana em uma experiência moderna e refrescante, mantendo a essência das raízes brasileiras. Esse drink foi criado pensando naqueles que buscam uma opção única, distante do comum, trazendo uma experiência autêntica e repleta de sabor”, explicou Lima.

A bebida à base de cachaça, caldo de cana e limão levou os prêmios de Melhor Destilado e Fabricação do ano no concurso Brasil Beer Cup 2024. A expectativa é que a produção aumente 20 vezes mais em 2025. 

O preço sugerido é de R$ 10,50 a lata de 355 ML. 

Ambev tem exclusividade na venda de bebidas em 4 capitais

Os drinks prontos caíram tanto no gosto dos mineiros que fez com que a Ambev mudasse a sua estratégia para o carnaval de Belo Horizonte. Ao contrário da presença nos carnavais de rua em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, em que a exclusividade é na venda de qualquer bebida dentro dos circuitos dos blocos, em Belo Horizonte o contrato é somente para a comercialização de cervejas do grupo. 

A companhia pagou R$ 5,9 milhões pela exclusividade da venda de cerveja em Belo Horizonte. No carnaval de São Paulo o investimento foi de R$ 27,8 milhões e em Salvador, de R$ 26 milhões. Os valores para o carnaval do Rio de Janeiro não foram fornecidos nem pela empresa, nem pela prefeitura.

Em resposta aos questionamentos da reportagem, a multinacional afirmou que segue a política definida no edital de cada cidade. A Ambev está presente no mercado de drinks enlatados com a marca Beats.