São Paulo, 25 – A cooperativa Aurora vai investir R$ 400 milhões na ampliação do seu frigorífico de suínos em São Gabriel do Oeste (MS), após garantir incentivos fiscais do governo estadual. A informação consta em nota do governo de Mato Grosso do Sul. Segundo o comunicado, os novos investimentos foram viabilizados por meio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e permitirão à Aurora aumentar a capacidade de abate para 5 mil animais por dia, ante os 3,2 mil animais/dia atuais.

O projeto de expansão deve ser concluído até abril de 2026. O investimento total, considerando as fases 1 e 2, está estimado em aproximadamente R$ 400 milhões, focado exclusivamente na parte industrial, sem incluir investimentos realizados pelas cooperativas na produção de suínos. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, na nota, além da ampliação da indústria “houve também um investimento significativo em infraestrutura de suporte”.

Sob este aspecto, ele comenta que outra cooperativa, a Coasgo, recentemente finalizou a construção de uma fábrica de ração para atender à demanda do sistema de produção no município. Além da Aurora e da Coasgo, outras cooperativas estão instaladas na região, como a Alfa e a Copérdia, que também têm investido no aumento da produção de suínos no Estado.

A nova unidade industrial da Aurora deve gerar mais 800 vagas de empregos, além das 2.358 atuais. “Além de São Gabriel do Oeste, a ampliação beneficiará municípios vizinhos, como Rio Negro, Bandeirantes, Camapuã e Rio Verde, que já fornecem mão de obra para a unidade”, informa o governo sul-mato-grossense.