Na última quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, o Projeto Hack Ideias Elas reuniu startups, especialistas e apoiadores no JK Shopping para a apresentação dos pitchs de soluções inovadoras desenvolvidas por mulheres. O evento marcou a conclusão de um processo de incubação que durou oito meses, no qual as startups receberam mentorias e acompanhamento de especialistas para aprimorar seus projetos e torná-los mais eficazes.

A iniciativa do Projeto Hack Ideias Elas, tem como premissa o combate à violência de gênero, a missão é incentivar mulheres a desenvolverem projetos inovadores e assim alcançar uma estabilidade financeira e pessoal.

A Deputada Distrital Dayse Amarílio esteve presente e destacou a importância desse tipo de iniciativa para a segurança e proteção das mulheres. Márcia Zarur conduziu uma roda de conversa interativa, envolvendo o público e promovendo um debate essencial sobre os desafios enfrentados e as soluções tecnológicas que podem auxiliar no enfrentamento da violência contra a mulher.

Outra presença fundamental foi a de Julieta Palmeira, Assessora da Diretoria Financeira, de Crédito e Captação da Finep, que trouxe uma visão estratégica sobre o papel do incentivo à inovação para impulsionar projetos que combatem a violência de gênero. Sua participação valorizou o esforço e a dedicação de todos os envolvidos, além de reforçar a importância de investimentos contínuos nessa luta.

Startups finalistas

Paloma Alves, ela é idealizadora da Prospera, que é uma consultoria de capacitação na área de marketing, vendas e atendimento para clínicas e profissionais da área de saúde.

Natália Maria, ela é arquiteta com especialização em neuroarquitetura e junto com seu parceiro Jorge, estão desenvolvendo uma plataforma para ajudar espaços comerciais a criarem ambientes que trabalhem com o bem-estar físico e emocional dos seus funcionários.

Josi Cavalcanti é fundadora da Help Mulher, uma fintech que pretende ajudar mulheres a cuidarem de seus lares e suas empresas através do parcelamento das obras que elas visam e precisam executar.

Camila Meireles. Ela é catalisadora de negócios do Safe Pass. A Startup é o primeiro clube de benefícios na área de saúde, proteção e bem-estar. Seu objetivo é reduzir a carga emocional das mulheres que são gestoras dos seus lares.

Durante o período de incubação, as startups passaram por uma imersão intensiva, com mentoras especializadas e suporte técnico, garantindo que cada solução desenvolvida fosse viável, eficiente e adaptada à realidade das mulheres que precisam de proteção. Esse trabalho resultou em projetos bem estruturados e prontos para serem aplicados.

Com essa edição concluída, o evento também abre caminho para os próximos passos, buscando fortalecer ainda mais essa rede de inovação e ampliar o impacto dessas soluções em futuras edições. O compromisso com a causa continua, e iniciativas como o Hack Ideias Elas reforçam a importância de unir tecnologia, empreendedorismo e políticas públicas para garantir um futuro mais seguro para todas as mulheres.

O Hack Ideias Elas é um projeto idealizado e executado pelo Instituto MultipliCidades, com o fomento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, teve o apoio do JK Shopping, do Instituto Levvo, da Universidade Católica de Brasília, do Parque Tecnológico Biotic e de diversos outros parceiros que acreditam na força da inovação e do empreendedorismo social para transformar a realidade.