02/03/2025 - 9:48
O filme “Ainda Estou Aqui” é um fenômeno de bilheteria em comparação a maior parte da filmografia de Walter Salles. Dados da Ancine (Agência Nacional do Cinema) apontam que nenhuma produção brasileira do diretor alcançou o público ou o valor arrecado por seu filme mais recente.
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A comparação foi realizada pela IstoÉ Dinheiro a partir de números disponibilizados pela Ancine. Os dados não abrangem produções internacionais e assim excluem parte da produção de Salles. Ficam fora do levantamento: “A Grande Arte” (1991), “Diário de Motocicleta (2004), “Água Negra” (2005), “Paris, je t’aime” (2006), “Chacun son cinéma” (2007) e “In Search of the World” (2010).
O filme já conta com mais de 5.094.204 ingressos vendidos. Antes do sucesso estrondoso do filme estrelado por Fernanda Torres, a única produção brasileira do diretor a superar a marca do milhão foi “Central do Brasil” — outro indicado ao Oscar e protagonizado por Fernanda Montegenegro, mãe de Torres — com público de 1.593.967.
Veja os ingressos de cinema vendidos por filmes brasileiros de Walter Salles:
Filme | Público |
Terra Estrangeira | 112.840 |
Central Do Brasil | 1.593.967 |
O Primeiro Dia | 64.383 |
Abril Despedaçado | 353.713 |
Linha De Passe | 165.956 |
Na Estrada – On The Road | 289.507 |
Jia Zhang-Ke, Um Homem De Fenyang | 6.689 |
Ainda Estou Aqui | 5.094.204 |
Arrecadação
Anteriormente, a produção brasileira dirigida por Walter Salles campeã em valor bilheteria também era “Central do Brasil”. Lançado em 1998, o longa-metragem arrecadou R$ 8.087.276,00. Corrigido pela inflação entre a data de lançamento através da Calculadora de Correção de Valores do Banco Central (BC), o valor equivaleria a R$ 39.497.047,74, ainda muito aquém de “Ainda Estou Aqui”.
Veja os valores arrecadados pelos filmes dirigidos por Walter Salles:
Mês de lançamento | Filme | Valor informado pela Ancine | Valor corrigido pelo IPCA até 01/2025 |
09/1995 | Terra Estrangeira | R$ 500.000,00 | R$ 3.016.314,95 |
04/1998 | Central Do Brasil | R$ 8.087.276,00 | R$ 39.433.954,05 |
10/1994 | O Primeiro Dia | R$ 347.917,00 | R$ 1.600.667,73 |
05/2002 | Abril Despedaçado | R$ 2.063.956,00 | R$ 7.915.964,34 |
09/2008 | Linha De Passe | R$ 1.446.783,00 | R$ 3.607.688,47 |
07/2012 | Na Estrada – On The Road | R$ 3.310.019,59 | R$ 6.759.190,75 |
09/2015 | Jia Zhang-Ke, Um Homem De Fenyang | R$ 74.647,54 | R$ 122.135,85 |
O filme “Ainda Estou Aqui” arrecadou R$ 104.687.357,32 segundo dados da Ancine compilados até o dia 27 de fevereiro de 2005. É a 5ª maior bilheteria na história do Brasil em valores nominais, ou seja, sem contabilizar a inflação. Com estes números, o filme vai direto ao topo da filmografia nacional de Salles em público e arrecadação.
Em relação a bilheteria internacional, não há dados oficias. A plataforma Box Office Mojo no entanto estima a arrecadação de “Ainda Estou Aqui” em US$ 27,4 milhões. Apenas dois filmes estrangeiros de Salles superam a marca: o drama “Diários de Motocicleta”, inspirado na vida de Che Guevara, com bilheteria de US$ $57,6 milhões; e “Água Escura” (2005), refilmagem de um terror japonês, com US$ $68,3 milhões.
Ainda segundo o Box Office Mojo, “Central do Brasil” arrecadou globalmente US$ $5,9 milhões.
‘Ainda Estou Aqui’ é fenômeno internacional
O valor projetado de US$ 27,4 milhões para “Ainda Estou Aqui” fica próximo aos US$ 30,6 milhões de “Cidade de Deus”, recordista de filme brasileiro com maior arrecadação com bilheteria segundo o Guiness World.
A produção mais recente de Salles foi impulsionada por uma boa campanha em premiações internacionais, levando troféus em competições importantes, como um Prêmio Goya (considerado o “Oscar espanhol”) e o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Fernanda Torres.
O filme ainda concorre em três categorias do prêmio mais importante de Hollywoord, o Oscar. Na cerimônica de premiação no próximo domingo, 2, a produção de Walter Salles pode levar para casa os troféus de Melhor Filme em Língua Estrangeira, Melhor Filme e Melhor Atriz em Papel Principal para Fernanda Torres.