Apesar da recente moderação, o crescimento econômico da Índia permaneceu robusto, com avanço do Produto Interno Bruto (PIB) de 6% ano a ano no primeiro semestre de 2024/25, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta quinta-feira, 27.

Segundo o FMI, a inflação diminuiu amplamente dentro da faixa de tolerância, embora as flutuações dos preços dos alimentos tenham gerado alguma volatilidade. O setor financeiro permaneceu resiliente, com empréstimos inadimplentes em níveis mínimos de vários anos. A consolidação fiscal continuou, e o déficit em conta corrente permaneceu bem contido, apoiado pelo forte crescimento das exportações de serviços.

“Espera-se que o PIB real cresça 6,5% em 2024/25 e 2025/26, apoiado por um crescimento robusto do consumo privado, em decorrência da estabilidade macroeconômica e financeira sustentada”.

Os diretores executivos do FMI elogiaram as políticas e reformas macroeconômicas prudentes das autoridades, que contribuíram para tornar a economia da Índia resiliente e, mais uma vez, o país de crescimento mais rápido.