16/03/2025 - 14:00
Criar um nome para uma empresa recém-nascida pode ser um desafio. Além de passar o recado do que a companhia é e deixar uma forte marca, ele precisa levar em conta outros aspectos, como a facilidade na hora do consumidor falar o seu nome.
+ Veja as 25 marcas brasileiras mais valiosas, segundo ranking da Interbrandb
Algumas grandes empresas nacionais e multinacionais conseguiram encontrar a melhor saída usando o nome ou o sobrenome de seu fundador. Confira algumas delas:
McDonald’s
Fundado em 1940, o McDonald’s nasceu do sobrenome dos irmãos Richard e Maurice. Em 1954, o empresário Ray Kroc se associou aos irmãos e expandiu a marca globalmente.
Ford
Fundada por Henry Ford em 1903, a montadora foi pioneira na comercialização de automóveis de passeio e revolucionou a forma como as fábricas funcionavam, adotando uma linha de montagem onde cada parte do carro era feito por uma equipe diferente.
Disney
Fundada em 1923 por Walt Disney e seu irmão Roy, a companhia nasceu como um estúdio de animação. Ao longo dos anos, a empresa expandiu-se para parques temáticos, televisão, merchandising e muito mais. Com aquisições como Pixar, Marvel e Lucasfilm, a Disney consolidou-se como um império global do entretenimento.
Porsche
Criada por Ferdinand Porsche em 1931, a empresa começou criando projetos para outras montadoras. Um dos primeiros grandes feitos foi o desenvolvimento do Fusca, encomendado pelo governo alemão nos anos 1930. Em 1948 desenvolveu seu primeiro carro próprio, o Porsche 356, e desde então é referência no mercado de luxo.
Hilton
A rede de hotéis foi fundada por Conrad Hilton em 1919. Em 1943, se tornou a primeira rede de hotéis a se expandir internacionalmente e, hoje, a Hilton Worldwide é uma das maiores empresas hoteleiras do mundo.
Gerdau
Fundada por João Gerdau em 1901, a companhia é uma das maiores siderúrgicas do mundo e ainda é comandada pela família.
Tyson Foods
Uma das maiores empresas de processamento de alimentos do mundo, foi fundada em 1935 por John W. Tyson no Arkansas, Estados Unidos. Inicialmente, a empresa começou como um negócio de transporte de frangos, e, hoje, é líder global no setor de proteínas.
Adidas
Fundada em 1949, a estratégia adotada por Adolf “Adi” Dassler juntou as letras de seu apelido com as primeiras letras de seu sobrenome. A empresa surgiu após uma desavença entre Adi e seu irmão Rudolf, que fundou a rival Puma.
Magazine Luiza
Fundada por Luiza Trajano e seu marido Pelegrino José Donato em 1957, em Franca, São Paulo, é uma das maiores redes varejistas do Brasil. A empresa começou como uma pequena loja de presentes e utilidades domésticas, mas, sob a liderança de Luiza Trajano a partir dos anos 1990, expandiu-se significativamente.
Hering
Fundada por Hermann Hering e seu irmão Bruno Hering em 1880, é uma das marcas de vestuário mais tradicionais do Brasil. Fundada na cidade de Blumenau, Santa Catarina, a companhia começou produzindo camisetas de algodão básicas, mas rapidamente se destacou pela qualidade e durabilidade de suas peças ampliando seu portfólio com roupas infantis, jeans e acessórios.
Quais os riscos envolvidos?
Apesar dos exemplos bem sucedidos, há no mercado especialistas que são contra o uso de nomes próprios nas empresas. O marqueteiro João Branco alertou, em um post do Linkedin, que é preciso levar em conta o risco de levar seu nome próprio para um negócio.
“É arriscado. Se um dia eu quiser passar esse negócio para frente, terei dificuldades. E se ele for um fracasso, meu nome sofrerá junto. Hoje em dia, eu preferiria lançar um negócio cujo nome trouxesse uma expressão que remetesse ao seu diferencial”, disse.