11/03/2025 - 11:05
A edição de 2025 da Natural Products Expo West, maior feira de produtos naturais, orgânicos e saudáveis do mundo, realizada anualmente em Anaheim, Califórnia (EUA), foi uma oportunidade de imersão em inovação, propósito e tecnologia, que evidenciou como o bem-estar está cada vez mais presente em diversas categorias, indo muito além do que tradicionalmente se imagina.
Participei de um painel sobre o futuro do varejo e os dados apresentados reforçam que a digitalização está moldando o comportamento do consumidor. O crescimento das vendas online de marcas emergentes superou o das lojas físicas em 10,8% em 2024, e 21,1% dessas marcas já realizam mais da metade de suas vendas no digital. Além disso, o fato de 90% das buscas na Amazon não mencionarem marcas específicas mostra um consumidor cada vez mais atento à qualidade, aos ingredientes e aos benefícios dos produtos, e menos fiel às marcas.
A nova geração cresce com uma mentalidade mais saudável, influenciando também as gerações anteriores. E esse comportamento se reflete no mercado. O TikTok Shop já ocupa a 8ª posição entre os maiores varejistas de e-commerce no segmento de saúde e beleza, e impressionantes 79% das vendas em dólares na plataforma vêm dessa categoria.
A mudança de mentalidade em direção a um estilo de vida mais saudável reflete o que vi ao longo da feira, desde coqueteis não etílicos sofisticados, para um público que consome menos álcool, até produtos de limpeza sustentáveis e snacks liofilizados, que preservam sabor e nutrientes. As marcas que souberem se adaptar ao novo cenário, oferecendo produtos alinhados aos valores do consumidor moderno, terão espaço nesse mercado, que não para de crescer.
Saio da feira com a certeza de que wellness não é mais um nicho, e sim o presente e o futuro do consumo. O bem-estar está em tudo, da alimentação aos cuidados pessoais, da limpeza da casa ao mercado pet, e redefine a forma como escolhemos os produtos que consumimos. As marcas que souberem acompanhar essa evolução terão o vigor, a saúde e a longevidade que prometem aos clientes, não só das novas, mas de todas as gerações.