03/05/2025 - 17:54
O discreto executivo canadense Greg Abel, que foi promovido por Warren Buffett para ocupar o cargo de CEO da Berkshire Hathaway no fim deste ano, esteve nos últimos sete anos supervisionando a ferrovia BNSF, as fabricantes de doces Sees Candies e Dairy Queen, além de dezenas de outras empresas de manufatura e varejo que Buffett adquiriu ao longo dos anos.
Abel cresceu no Canadá como jogador de hóquei e aprendeu o valor do trabalho árduo ao resgatar garrafas descartadas e trabalhar para uma pequena empresa enchendo extintores de incêndio. Agora, ele está no topo da cadeia alimentar do mundo dos investimentos.
A Berkshire já havia confirmado Abel como sucessor de Buffett em 2021, depois que o ex-vice-presidente Charlie Munger deixou escapar a informação na reunião anual. Desde então, Abel permaneceu em grande parte na sombra de Buffett, embora os acionistas tenham tido a chance de conhecê-lo um pouco quando ele apareceu ao lado de Buffett nas reuniões anuais e em entrevistas.
O conselho da Berkshire agora votará se aprova formalmente Abel como o novo CEO para assumir no final de 2025. Na reunião anual em Omaha neste sábado, Buffett disse que espera que isso ocorra por votação unânime.
Abel avançará para assumir a responsabilidade por todas as diversas empresas da Berkshire, com quase 400.000 funcionários e o enorme portfólio de ações da conglomerada. Buffett e membros do conselho da Berkshire elogiaram a brilhante capacidade de Abel para entender todos os tipos de negócios.
A decisão de Buffett de se aposentar coroa uma notável trajetória de 60 anos em que ele transformou a Berkshire de uma empresa têxtil falida em um enorme conglomerado com negócios em toda a economia dos EUA.
Representantes do mercado financeiro global destacaram em suas redes sociais o longo período de palmas ao megainvestidor após o anúncio de sua aposentadoria.