Cada vez mais brasileiras estão optando por viajar sozinhas. Uma pesquisa da CVC apontou que ao menos 30% das viagens da agência foram realizadas por mulheres solo.

+ Quanto investir por mês para ter R$ 100 mil em 3 anos e dar entrada em um imóvel?

Pensando nisso, o Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), criou uma campanha que oferece 15% de desconto em hospedagens para mulheres viajando sem acompanhante.

A iniciativa é válida até março de 2026 e tem como foco o estímulo ao turismo feminino com mais segurança, conforto e economia.

“Essas ações vão impulsionar a atividade turística e criar mais oportunidades para as mulheres que atuam na área, além de incentivar aquelas que desejam viajar sozinhas a conhecerem o Brasil, com tarifas diferenciadas”, afirmou Celso Sabino, ministro do Turismo

Como participar

O benefício é aplicado em acomodações da categoria “single” em mais de 40 mil hotéis participantes e pode ser utilizado inclusive durante feriados e grandes eventos, de acordo com a disponibilidade. 

Para ter acesso à tarifa especial, a viajante deve fazer a solicitação diretamente nas centrais de atendimento dos estabelecimentos, informando a condição no momento da reserva.

Governo também fez campanha para professores

Meses antes de anunciar as vantagens para mulheres viajantes, o governo assinou um protocolo de intenção para oferecer 15% de desconto para a hospedagem de professores da rede pública e privada.

Para usufruir do benefício, os professores precisam anexar um comprovante de sua profissão no ato da reserva, podendo ser a carteira de identificação funcional ou o contracheque.