30/07/2025 - 6:12
Tremor recorde de terra de magnitude 8,8 no extremo leste da Rússia gera alertas de tsunami no Oceano Pacífico e ordens de evacuação no Japão, Havaí e países da América Latina.Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu o extremo leste da Rússia na madrugada desta quarta-feira (30/07, noite de terça-feira no Brasil), provocando tsunamis e gerando ordens de evacuação no estado americano do Havaí, no Japão e em países latino-americanos que têm costa no Pacífico.
O terremoto, o maior já registrado desde o tremor de magnitude 9,0 que atingiu o Japão em 2011, danificou edifícios na remota península russa de Kamchatka. As ondas inundaram parcialmente um porto, arrastaram embarcações e colapsaram a fachada de um jardim de infância, informou o governo do país. Várias pessoas ficaram feridas e procuraram atendimento médico, mas nenhum caso grave ou morte foi relatado.
Em Severo-Kurilsk, nas ilhas Curilas, ao sul de Kamchatka, ondas de tsunami chegaram a até cinco metros, informou a agência russa RIA. O prefeito da cidade, Alexander Ovsyannikov, disse que ao menos quatro ondas atingiram o município.
Ele pediu aos moradores que avaliassem os danos em suas casas e não usassem aquecimento a gás até que inspeções fossem realizadas, para evitar risco de intoxicação por monóxido de carbono.
Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor foi raso, com profundidade de 19,3 quilômetros, e teve epicentro a 119 quilômetros a sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade russa de 165 mil habitantes.
“Parecia que as paredes poderiam desabar a qualquer momento. O tremor durou continuamente por pelo menos 3 minutos”, disse Taroslav, um morador de Petropavlovsk-Kamchatsky, à agência de notícias Reuters.
Intensidade menor do que a esperada
Kamchatka e o Extremo Oriente da Rússia ficam no Círculo de Fogo do Pacífico, uma região geologicamente ativa e propensa a terremotos e erupções vulcânicas.
A Academia Russa de Ciências afirmou que este foi o terremoto mais poderoso a atingir a região desde 1952.
“No entanto, devido a certas características do epicentro, a intensidade do tremor não foi tão alta quanto se poderia esperar de uma magnitude dessas”, disse Danila Chebrov, diretor do Serviço Geofísico da Filial de Kamchatka, no Telegram.
“Ondas secundárias estão ocorrendo neste momento. Sua intensidade permanecerá relativamente alta. No entanto, não são esperados tremores mais fortes num futuro próximo. A situação está sob controle”, completou o pesquisador.
Japão em alerta
Alarmes de tsunami também soaram em cidades costeiras ao longo da costa japonesa, e ordens de evacuação foram emitidas para milhares de pessoas.
Um dos locais que precisaram ser desocupados foi a usina nuclear de Fukushima, palco do desastre nuclear após o tsunami que atingiu o país em 2011.
Imagens da emissora pública japonesa NHK mostraram dezenas de pessoas na ilha de Hokkaido abrigadas no telhado de um prédio enquanto aguardavam um possível tsunami. Barcos de pesca deixaram os portos para evitar danos.
Três ondas foram registradas no país, sendo a maior de 1,3 metro, disseram as autoridades. O secretário-chefe de gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, afirmou que até agora não havia relatos de feridos ou danos, nem irregularidades em usinas nucleares.
EUA e Indonésia também aguardam impacto
Nos EUA, moradores do estado insular do Havaí foram orientados a buscar terrenos mais altos e a Guarda Costeira ordenou que navios deixassem os portos enquanto o tsunami se aproximava.
O Sistema de Alerta de Tsunami americano também indicou a possibilidade de “ondas de tsunami perigosas” que poderiam se espalhar pelo Pacífico. As primeiras ondas começaram a atingir o arquipélago na manhã desta quarta-feira. Ainda não há informações sobre danos.
“Devido a um grande terremoto ocorrido no Oceano Pacífico, um Alerta de Tsunami está em vigor para quem vive no Havaí”, disse o presidente dos EUA, Donald Trump, nas redes sociais.
Na Indonésia, várias províncias também declararam alertas de tsunami. As autoridades em Sulawesi do Norte começaram a evacuar moradores das áreas costeiras como medida preventiva, disse Adolf Tamengkel, chefe da agência provincial de mitigação de desastres.
Em um evento climático simultâneo, quase 283 mil pessoas precisaram ser evacuadas em Xangai, na China, à medida que um tufão, o Co-May, se aproximava da cidade nesta quarta-feira, informou a mídia estatal.
O Observatório Meteorológico Central de Xangai elevou o alerta de tempestade de chuvas de amarelo para laranja, o segundo nível mais alto de alerta.
Tsunami pode chegar na América Latina
Países latino-americanos também emitiram alertas sobre possíveis ondas de tsunami subsequentes às que atingiram a Rússia.
No México, o centro de alerta de tsunami da Marinha recomendou que o público se mantenha afastado das praias ao longo da costa do Pacífico, onde eram esperadas ondas de até um metro de altura. O tráfego marítimo foi suspenso.
Um alerta semelhante foi emitido pelas autoridades na Guatemala. No entanto, o risco de tsunami foi avaliado como baixo, publicou o instituto sismológico do país no X.
No Equador, as autoridades afirmaram que ondas poderiam atingir as Ilhas Galápagos. O arquipélago, conhecido por sua fauna e flora únicas e por ser Patrimônio Mundial da Unesco, está localizado a cerca de mil quilômetros da costa do país.
O governo pediu para a população evitar praias e portos, e embarcações também foram proibidas de partir.
Alertas de tsunami ainda se espalharam para áreas costeiras do Peru e do Chile. A agência chilena de gerenciamento de desastres calcula a possibilidade de ondas atingirem até 3 metros de altura. Evacuações foram organizadas em várias áreas costeiras, segundo veículos locais. Até o momento, não há relatos de danos no país.
gq (AFP, AP, Reuters, DPA)