A companhia de energia espanhola Iberdrola comprou uma participação de 30,29% do fundo de pensão Previ em sua controlada brasileira Neoenergia por R$ 11,95 bilhões (US$ 2,21 bilhões), informou nesta quinta-feira.

Com isso, a Iberdrola aumenta sua participação a 83,8% na Neoenergia, que atua no setor elétrico brasileiro nas áreas de distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia.

+ Neoenergia entrega segundo trecho de linha de transmissão Alto Paranaíba, no norte de MG
+ Aneel aprova alta tarifária média de 11,88% para consumidores da Neoenergia Elektro

Crescimento da Iberdrola

O acordo é um novo passo na estratégia de crescimento da empresa espanhola baseada no negócio de redes elétricas, no qual possui 1,4 milhão de quilômetros de linhas nos EUA, Reino Unido, Brasil e Espanha.

Assim como outras utilities, a empresa tem se concentrado em investimentos em redes elétricas, buscando retornos estáveis.

Analistas do JP Morgan contrastaram o acordo fechado no Brasil com a decisão da Iberdrola de se desfazer de ativos no México por US $4,2 bilhões. Ela saiu do México devido a preocupações com a estabilidade jurídica e tributária.

“A empresa fortalece sua posição em um país central e sai de um país onde o potencial de crescimento era questionável”, disseram os analistas em nota.