19/09/2025 - 16:27
As principais criptomoedas caíam na tarde desta sexta-feira, 19, em sinal de realização de lucros após terem sido turbinadas pelo corte de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) na quarta-feira. A possibilidade de restrição à Rússia na transação de criptoativos, anunciada pela Comissão Europeia, também ficou no radar.
Por volta de 16 horas (de Brasília), o bitcoin caía 1,97%, a US$ 115.507,45, enquanto o ethereum recuava 3,38%, a US$ 4.456,15, de acordo com informações da Binance.
Apesar da desvalorização de hoje, o corte de 0,25 ponto porcentual nos juros americanos e a possibilidade de mais reduções este ano trouxeram clima positivo ao mercado cripto nesta semana. “O apetite por risco se estendeu aos ativos digitais, alimentando a bull run”, explica o analista da XS, Samer Hasn, em referência ao termo em inglês que denota movimento forte de alta.
Análise da Coinbase aponta um “fluxo saudável” na negociação das criptomoedas após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), “com alguns clientes aumentando sua exposição a risco e outros aproveitando oportunidades para realizar lucros.”
A inclusão das criptomoedas nas novas restrições à Rússia propostas pela Comissão Europeia à Rússia também foi observada. A sanção vem como combate às “medidas de evasão mais sofisticadas”, de acordo com a presidente do grupo Ursula Von der Leyen. “Pela primeira vez, nossas medidas restritivas atingirão plataformas de criptomoedas. E proibirão transações em criptomoedas”.
Ainda no velho continente, o Eurogrupo, formado por ministros das finanças dos países da União Europeia, anunciou que definiu diretrizes para a emissão final do euro digital, além de chegar a um consenso sobre o teto para os limites de detenção.
*Com informações da Dow Jones Newswires