24/09/2025 - 17:24
A Waymo, de propriedade da Alphabet – mesma controladora do Google – lançou nesta quarta-feira, 24, o “Waymo for Business”, um programa corporativo onde empresas poderão criar contas para funcionários solicitarem seus robôs-táxis em Los Angeles, Phoenix, São Francisco, Austin e Atlanta. O programa tem como alvo as viagens corporativas recorrentes, dando aos empregadores controles sobre onde, quando e como os funcionários usam as viagens autônomas, à medida que a Waymo amplia os usos comerciais de sua frota sem motorista.
A empresa afirmou que realiza mais de 1 milhão de viagens por mês e que quase um em cada seis passageiros locais em São Francisco, Los Angeles e Phoenix usa o serviço para se deslocar. A Waymo ampliou o serviço nos últimos meses, estendendo as viagens pagas e sem motorista para Atlanta e expandindo a cobertura em Austin.
+ Robôs sobre rodas podem substituir os carros particulares?
+ Planos de robo-táxi da Tesla para São Francisco confundem reguladores
+ Lyft e Baidu anunciam serviço de robô-táxi na Europa para 2026
Um portal de administração permite que as organizações gerenciem usuários, criem códigos promocionais e obtenham relatórios para acompanhar a atividade e os orçamentos das viagens, disse a Waymo. Entre os primeiros clientes está a Carvana, vendedora online de carros usados com sede em Phoenix.
Viajantes no aeroporto
Com sede em Mountain View, Califórnia, a Waymo disse que o produto está em seus estágios iniciais e ganhará mais recursos ao longo do tempo para dar suporte a organizações de diferentes tamanhos. A Waymo tem se concentrado no acesso a aeroportos para atrair viajantes de negócios frequentes. A empresa já atende o Phoenix Sky Harbor e, neste mês, obteve aprovação para operar no Aeroporto Internacional San José Mineta.
O Aeroporto Internacional de São Francisco concedeu uma licença de teste antes de um possível serviço comercial, informou a Waymo.