Na última terça-feira, 30, a Americanas anunciou ter aceitado a proposta para vender a Uni.Co para a Fan Store Entretenimento (BandUP!), como parte de seu plano de recuperação judicial. O que muito pouco se falou é quem são essas empresas e quais marcas efetivamente estão envolvidas no negócio, uma vez que a Americanas sempre esteve ligada ao varejo, seja físico ou online.

A Uni.Co é dona de duas grandes redes de franquias, presentes nos principais shoppings das capitais: Imaginarium e Puket. A famosa marca de presentes nasceu em Florianópolis em 1991 e hoje possui quase 200 franqueadas físicas além do comércio digital. Já a Puket nasceu como uma simples loja de meias e se transformou em uma rede com mais de 100 pontos que comercializam pijamas, lingerie, moda praia, acessórios, calçados e embalagens.

+Americanas aceita proposta para venda da Uni.Co por R$ 152,9 milhões

A relação da Americanas com a Uni.Co começou em 2021, quando a varejista adquiriu 70% do capital da empresa de franquias. Em março de 2024, a Americanas concluiu a compra do restante das ações, apenas dois meses depois de ter iniciado a execução de seu plano de recuperação judicial.

Do lado comprador, a BandUP! é uma das maiores empresas brasileiras atuando no licenciamento de produtos da cultura pop e entretenimento, com marcas como Marvel, DC Comics, HBO, Harry Potter e Warner Bros. A empresa é dona da Piticas, uma rede de franquias com 450 unidades, considerada a maior a atuar no mercado geek.

O negócio

A dona da Piticas apresentou uma proposta de quase R$ 153 milhões para assumir as duas franquias da Americanas. Com o acordo, a BandUp! passa a participar do processo competitivo de venda, sendo referência inicial do leilão que será realizado, com o direito de cobrir qualquer proposta que venha a ser superior à sua oferta inicial.

Para a Americanas, vender a Uni.Co é um passo importante para a varejista voltar aos poucos ao seu core business e tentar superar a recuperação judicial, após o escândalo que tomou conta do noticiário, dando conta de fraudes financeiras identificadas em seu balanço. Além disso, o preço foi considerado atrativo pelo mercado e foi formado levando em conta o valor de mercado da empresa, suas dívidas e o caixa disponível.

Do outro lado, a incorporação de Puket e Imaginarium à estrutura da BandUp! abre um leque enorme de possibilidades para a empresa. Tendo o licenciamento de marcas importantes da da cultura pop, elas poderiam ganhar novas caras nos produtos já comercializados pelas duas redes.