20/05/2011 - 6:07
O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou nesta sexta-feira a Washington e disse estar “preocupado e decepcionado”, de acordo com uma autoridade do país, com o discurso do presidente Barack Obama, que pediu aos israelenses retomarem as negociações de paz com os palestinos.
“Há coisas que não podem ser varridas para debaixo do tapete”, teria dito Netanyahu durante o voo que o levou aos Estados Unidos para o encontro com Obama.
O alto funcionário disse que Netanyahu acredita que Obama não entende as ameaças na segurança que Israel enfrenta quando revoltas populares nos países árabes vizinhos chegam as suas fronteiras.
“Parece que Washington não entende a nossa realidade, que não entende o que enfrentamos”, afirmou a fonte.
Na quinta-feira, um discurso de Obama sobre as manifestações populares nos países árabes e do norte da África incluiu um pedido por negociações e uma solução ao conflito entre Israel e Palestina.
Netanyahu rejeitou o pedido dizendo que caso Israel renuncie a toda Cisjordânia, inclusive a Jerusalém oriental e ao norte das colinas de Golã, deixará seu país com fronteiras “insustentáveis”.
gr-jk/ar