19/05/2011 - 2:37
A Bolsa de Nova York encerrou os negócios desta quinta-feira em ligeira alta, com o bom humor do mercado freado por vários indicadores decepcionantes: o Dow Jones subiu 0,36% e o termômetro da tecnologia Nasdaq teve ganho de 0,30%, em um pregão marcado pela estreia com fortes ganhos e alto volume de negócios da rede social profissional LinkedIn.
Segundo cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average, ganhou 45,14 pontos, cotado a 12.605,32, enquanto o Nasdaq subiu 8,31 pontos, a 2.823,31,00. O índice ampliado Standard & Poor’s 500 obteve ganho de 0,22% (2,92 pontos), a 1.343,60.
“A sessão começou bem, mas logo o otimismo dos investidores foi abalado por três indicadores negativos e o mercado começou a tropeçar”, explicou Scott Marcouiller, da Wells Fargo Advisors.
O índice da atividade da região da Filadélfia, um dos princiapis indicadores da produção industrial nos EUA, caiu a seu nível mais baixo desde outubro. Além disso, o índice composto de indicadores econômicos americanos se reduziu pela primeira vez em quase um ano e as vendas de casas usadas baixaram mais que o previsto em abril.
“Os dados confirmaram a fragilidade da atividade econômica nos EUA”, observou Peter Cardillo, da Avalon Partners. “Contudo, o mercado já está precificado para o primeiro e segundo trimestres”, disse.
O dado mais positivo do dia foi a ótima estreia em bolsa da rede social profissional LinkedIn. O papel da empresa fechou em alta de 109,44%, cotado a 94,25 dólares e abriu precedentes para a entrada de mais empresas do setor no mercado acionário. A mais especulada pelos analistas a ingressar no mercado é o Facebook.
mla/wm-mvv