05/09/2012 - 21:00
Esporte
Como forma de divulgar a sua marca Gillette, a empresa americana de bens de consumo P&G trará o tenista suíço Roger Federer (à esq.), número um do mundo, e a musa russa da modalidade Maria Sharapova, terceira do ranking feminino, para um torneio de exibição no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de dezembro. Organizado pela Koch Tavares, o Gillette Federer Tour contará ainda com outros grandes nomes das raquetes, como o francês Jo-Wilfried Tsonga, a bielo-russa Victoria Azarenka, a americana Serena Williams e os irmãos gêmeos Mike e Bob Bryan, medalhista de ouro em duplas na Olimpíada de Londres.
Música
Afinado no patrocínio
O Planeta Terra Festival já garantiu R$ 25 milhões em patrocínios. O festival de rock, que terá entre as suas principais atrações os grupos americanos Kings of Leon e Garbage, conta com a participação de 15 marcas, como Banco do Brasil, Chevrolet, Gol, HP, Gafisa, Intel, Claro, Sadia, Close-up, Red Bull, Blackberry, Devassa, Intimus, Sedex e 51 Ice.
Propaganda
É assim uma Brastemp
A Whirlpool lança no dia 13 de setembro uma campanha assinada pela DM9DDB para a sua nova linha de geladeiras Brastemp. Chamada Brastemp Inverse Maxi, traz, além de um alerta de prazo de validade dos alimentos, a possibilidade de fazer listas digitais de telefones úteis e de compras, que podem ser sincronizadas com o telefone celular do consumidor.
Produto
Voando baixo
A americana Nike vai lançar, nos Estados Unidos, seu tênis de mais alto preço, o LeBron X, como parte da sua linha assinada pelo astro do basquete LeBron James, principal jogador do quinteto olímpico americano e da NBA. Com preço estimado em cerca de US$ 300, ele foi apresentado durante a Olimpíada de Londres, quando James o utilizou na campanha que levou os EUA ao ouro, roubando a atenção da rival Adidas — patrocinadora oficial dos Jogos.
Marketing
Pegadinha em campo
A agência Grey 141 e a Zurich Seguros deram um susto em quem acompanhou a partida entre Palmeiras e Santos, no sábado 25. Pouco antes do início do jogo, entraram em campo atores com uniformes de Corinthians e São Paulo. Logo depois, uma bandeira revelou a frase: “Ainda não inventamos seguro contra alterações no calendário, mas você pode contar com a Zurich para cuidar dos seus bens, da sua vida e do seu futuro.”
Bate-papo
Alcir Gomes Leite, sócio e diretor de operações da DM9DDB
O sócio e executivo da agência paulista fala à DINHEIRO sobre mudanças no mercado e as expectativas de aumento dos investimentos em mídia no segundo semestre do ano:
O consumidor mudou nesses últimos anos?
O consumidor tem hoje mais chances de comparar e questionar pela internet. Com isso, tem uma capacidade de escolha infinitamente maior e enorme vontade de se fazer ouvir. Podemos usar isso como um baita problema ou uma baita oportunidade.
E como transformar esse fenômeno em oportunidade?
Primeiramente, as empresas devem saber que a era de fazer discursos acabou. Hoje, não se sobe mais no palanque, mas se conversa com o cliente. É preciso ir até ele e se fazer presente em suas conversas, mesmo que só por 10 segundos.
Como o mercado vem se comportando em 2012?
O ano passado começou bem e terminou engatinhando. Na média, foi positivo. Este ano, ao contrário, as expectativas eram muito baixas e agora há sinalização de uma melhora. Abrimos agências no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, em um momento em que todos diziam para não investir, e elas estão indo muito bem. Quando se fala muito que as coisas estão ruins, é que elas ficam ruins mesmo. Suas decisões ficam comprometidas por sua própria visão.