10/02/2017 - 10:22
O Banco Central da Austrália, conhecido como RBA, alertou nesta sexta-feira sobre o risco de o crescimento econômico global desacelerar se o presidente dos EUA, Donald Trump, seguir adiante com políticas comerciais protecionistas, repetindo a avaliação de outras autoridades monetária da região do Pacífico.
A perspectiva de crescentes tensões comerciais entre os EUA e países como China e México prejudicaria a economia global, que começou 2017 com bastante ímpeto, avaliou o RBA.
“Há o risco de que políticas comerciais e de imigração mais restritas e protecionistas da nova administração (dos EUA) prejudiquem as perspectivas do crescimento global”, previu o RBA em comunicado trimestral de política monetária.
Ainda segundo o RBA, são consideráveis as incertezas sobre a direção da política fiscal dos EUA. Grandes estímulos orçamentários nos EUA, por exemplo, gerariam inflação que poderia se disseminar internacionalmente, notou o BC australiano.
Na última terça-feira, o RBA decidiu manter sua taxa básica de juros na mínima histórica de 1,5%. Fonte: Dow Jones Newswires.