No programa MOEDA FORTE, Carlos Sambrana, redator-chefe da ISTOÉ DINHEIRO, entrevista Laércio Albuquerque, presidente da Cisco no Brasil. O executivo, que foi catador de papel na infância, hoje comanda a subsidiária brasileira de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e tem a missão de levar o conceito de cidades inteligentes e empresas conectadas para todo o País. Nesta entrevista, Albuquerque fala sobre que está sendo feito nas áreas de infraestrutura, como foi a experiência com a Olimpíada Rio 2016 e quais são os projetos de expansão da Cisco.

Neste quarto bloco (acima), o executivo conta que a inovação da internet das coisas já acontece em todos os setores da indústria brasileira. Segundo ele, quanto mais a empresa consegue sensorizar a produção, mais caem os custos de produção. “A internet das coisas garante economia de 40% nos custos da indústria”, diz.

Acompanhe o quinto bloco da entrevista nesta sexta-feira (15), às 7h30.

BLOCO 3

O executivo fala sobre inovação e investimentos. Segundo Albuquerque, as boas ideias vêm de todo o lugar e o centro de inovação da Cisco foi criado justamente para fomentar as ideias startups. “Investir ou fomentar startups não estimula só a criatividade, mas o crescimento de uma sociedade”, afirma.

BLOCO 2

Albuquerque afirma que a tecnologia deve ser um meio para melhorar a vida do ser humano e que o tema “cidades inteligentes” deve estar na agenda dos Estados. “Tecnologia para as cidades inteligentes não é luxo, é qualidade de vida”, diz.

BLOCO 1

O executivo conta que, apesar das dificuldades, as companhias brasileiras estão investindo em tecnologia e inovação. “As empresas não podem mais pensar se investem em tecnologia. É uma questão de sobrevivência”, diz.