06/04/2018 - 12:13
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de habeas corpus feito pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta sexta-feira, 6. Segundo a Globo News, o advogado de Lula, o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, informou que os ministros do STJ não aceitaram o pedido de liminar.
Lula teve a ordem de prisão decretada na noite de quinta-feira, 5, pelo juiz federal Sérgio Moro. De acordo com a decisão, Lula tem que se apresentar à sede da Polícia Federal, em Curitiba, até as 17h desta sexta.
A defesa do ex-presidente tenta a todo custo evitar sua prisão. Primeiramente, tentou o pedido de liminar, impetrado às 7h desta sexta – o qual foi negado. No final da manhã, apelou ao Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, com sede em Genebral.
Neste último pedido, assinado pelos advogados Cristiano Zanin, Valeska Zanin e Geoffrey Robertson, a defesa alega que o julgamento de quarta-feira, 4, do STF, precisa ser examinado por um tribunal independente.
Lula e seus apoiadores, apesar da ordem de prisão, pensam em não se entregar à Justiça. O ex-presidente do PT Rui Falcão afirmou, na manhã de hoje, que Lula não se entregará à PF em Curitiba. No entanto, não deixou claro se ele irá para outra sede da PF. A mais próxima de onde ele está é a sede de São Paulo, localizada no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista.
O ex-presidente está com correligionários na sede do Sindicato dos Metalúrgicos desde que a ordem de prisão foi decretada, no final da tarde de ontem.