10/04/2018 - 19:23
O presidente e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, falou ao Congresso americano, nesta terça-feira, 10, para defender sua empresa. Seu desempenho, contudo, pode não ter sido tão bom quanto o desejado pelo bilionário.
Zuckerberg foi ao Congresso para explicar os atos do Facebook frente ao escândalo envolvendo a empresa de big data Cambridge Analytica. Ele lamentou o uso indevido de dados de usuários por empresas.
No entanto, foi em outro momento que ele ficou em uma saia justa. Ao ser confrontado sobre um possível monopólio detido pela rede social, ele foi incapaz de designar um concorrente direto ao Facebook.
Foi o senador republicano Lindsey Graham, da Carolina do Sul, quem interpelou Zuckerberg sobre seus concorrentes. “Quem é seu maior concorrente?”
“Senador. Nós temos vários. […] Google, Apple, Amazon, Microsoft. Nós nos encontramos de diferentes formas”, respondeu Zuckerberg.
Graham não se deu por satisfeito. “Deixe-me colocar desta forma. Se eu compro um Ford, e ele não funciona bem, e eu não gosto disso, eu posso comprar um Chevrolet. Se eu estou insatisfeito com o Facebook, em qual serviço equivalente eu posso me registrar?”
Zuckerberg tentou escapar mais uma vez. “O americano médio usa oito diferentes aplicativos para se comunicar com seus amigos e estar em contato com pessoas, desde SMS até e-mail”, respondeu.
Então, Graham vai direto ao assunto. “Você não acha que detém um monopólio?”
“Certamente não me parece isso”, diz Zuckerberg, arrancando risos daqueles que acompanham a sessão no Congresso.
Após o fim das risadas, Graham continua seus questionamentos e utiliza a compra da rede social Instagram como argumento de que Zuckerberg impede a competição na internet. “Você, como uma empresa, receberia bem uma regulamentação?”
“Se for a regulamentação correta, sim. […] Acredito que [os europeus] fazem… coisas… corretas”, afirmou Zuckerberg dando uma última resposta a Graham.
Ah. Sim, o Facebook possui concorrentes. Twitter, Snapchat, Google Plus e até mesmo o Linkedin, com seus diferentes propósitos, podem ser vistos como competidores no mercado das redes sociais.